Vamos pensar na seguinte situação: você precisa fazer uma compra num site, mas quando
entra nele se depara com um local desorganizado, com informações conflituosas, que não
te diz os itens a serem ajustados para concluir sua compra.

Ou mesmo um sistema, onde ações precisam ser realizadas, mas ele não é nada útil, com
páginas desconexas, dúvidas não sanadas, design web desfavorável, e assim por diante.
Sites e plataformas sem usabilidade estão sendo desenvolvidos aos montes por aí, e isso
apenas faz com que as pessoas decidam por não utilizá-los, além de passar um pouco de
raiva no processo.

Felizmente os vários problemas de usabilidade podem ser muito bem resolvidos com ações
bem organizadas de web design, utilizando os vários princípios das 10 Heurísticas de
Nielsen,
considerado por muitos o pai da usabilidade atual.

Quer saber que princípios ele desenvolveu, com pequenas dicas de como implementá-los?
É só seguir lendo para saber o que fazer!

Vejamos então quais as 10 Heurísticas de Nielsen que devem fazer parte do seu sistema ou
plataforma, privilegiando a usabilidade dos seus consumidores.

  1. Visibilidade

    Sua plataforma virtual deve fornecer aos seus usuários boa visibilidade do que está
    acontecendo dentro dela, sem deixá-lo “às escuras”, perdido em relação ao que ele faz e
    onde ele está.

    Dentro do web design isso significa liberar vários itens, como menus, indicadores de
    acompanhamento, e assim por diante.
  2. Compatibilidade

    Onde para garantir uma boa usabilidade o seu sistema precisa ser compatível ao modo
    como o usuário se comunica e reconhece comandos, linguagens, modos de uso, e assim por diante.
  1. Controle

    Um item super importante das 10 Heurísticas de Nielsen, onde o seu sistema ou plataforma
    deve fornecer aos usuários opções para que ele controle ou reverta as atividades que
    realiza, já que às vezes ele pode errar e precisar ajustar algo.

    Sistemas que não permitam ajustes do tipo, onde o usuário tem a liberdade para recuperar
    ou melhorar algo, não trazem boa usabilidade e tendem a ser descartados.
  2. Consistência

    Com atividades e itens padronizados, que garantam uma boa compreensão de como o seu
    sistema funciona.

    Isso ajuda o usuário a reconhecê-lo com maior facilidade, e a aproveitar bem as diversas
    funcionalidades dele.
  3. Prevenção

    Com protocolos e procedimentos que previnam erros ao usar o sistema. Um exemplo disso
    é aquela caixa que confirma a ação antes de ela ser realizada, que vem como um alerta.

    Essa opção dos 10 Heurísticas de Nielsen é extremamente importante, pois assim o usuário
    se sente confiante em utilizar seu produto.
  4. Reconhecimento

    Sua plataforma pode ser organizada com ações padronizadas que privilegiem o uso e
    promovam o processo de aprendizagem do usuário.

    E este tipo de atividade é muito mais favorável do que trazer passos complicados a se
    memorizar, justamente porque deixam o usuário mais tranquilo em relação ao processo.
  5. Eficiência

    Com uma plataforma que tenha bom rendimento e desempenho, mas que também
    apresenta processos e atividades simples de serem realizadas, que possam ser guiadas
    pelo instinto do usuário.
  6. Estética

    Outro dos itens importantes das 10 Heurísticas de Nielsen é a questão da estética da sua
    plataforma, que deve não apenas ser agradável e conter sua identidade visual, mas
    também ser o mais simples e minimalista possível.

    Isso porque informações demais atrapalham a tomada de decisão do usuário, fazendo com
    que ele acredite que a plataforma não é tão boa quanto parece.
  7. Ajuda

    Outro item importante de UI/UX que deve fazer parte da sua plataforma é a questão da
    mesma promover auxílios para o uso, seja com alertas de itens incompletos, seja com
    opções para dúvidas.
  8. Documentação

    Por fim, um bom sistema focado nas 10 Heurísticas de Nielsen apresenta opções
    documentadas de dúvidas, regras, procedimentos e processos, que podem ser facilmente
    acessados pelos seus usuários.

    Isso ajuda na educação dos mesmos e a compreender ainda mais como a plataforma
    atende as necessidades deles.

Conclusão: se você quer um sistema com boa usabilidade, é
preciso seguir essas dicas!

E assim sua plataforma vai se tornando cada vez mais acessível e compatível com as
necessidades dos consumidores, trazendo os resultados que eles esperam!

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