O google ads vem se aprimorando ao longo do tempo para oferecer cada vez mais automação aos usuários, possibilitando que eles gastem cada vez menos tempo otimizando suas campanhas na plataforma e passem mais tempo pensando no seu core business e estratégias. Para isso, o google oferece uma gama de possibilidades para automação das suas campanhas, mas ele ainda apresenta algumas limitações por exemplo: quando seus produtos podem sofrer variações repentinas da procura devido sazonalidade, uma data especial, uma reportagem nas mídias off com muitos telespectadores, uma promoção feita no seu site ou até mesmo uma alteração repentina do clima?
É inviável ter inúmeros operadores de marketing digital para que eles sejam capazes de acompanhar pequenas mudanças através das contas 24/7 em centenas ou até milhares de produtos, nesse contexto surgem os scripts de automação do google, que podem ajudar a você não perder o timming de alguma oportunidade que possa aparecer devido a acontecimentos relacionados a marca e que não temos controle.
Com o google ads scripts do google é possível fazer alterações baseadas em dados colhidos em tempo real, por exemplo, imagine que sua campanha de protetor solar está indo muito bem em determinada região devido a uma sequência de dias ensolarados, e reportagens reforçando o uso do protetor, devido a isso a campanha extrapola o orçamento e para de imprimir mesmo com um ROI alto, quando o operador percebe esse movimento, aumenta o orçamento, mas como os dias ensolarados se foram, a campanha volta ao seu antigo padrão e você perdeu essa oportunidade. No caso citado poderíamos ter um script de automação para seu e-commerce que aumente automaticamente o orçamento para produtos com um retorno de investimento acima de um determinado valor e nos avisa por e-mail que realizou essa alteração.
No exemplo acima, percebemos como scripts de automação do google podem levar o marketing da sua empresa para outro nível, pois ao automatizar tarefas repetitivas, ou que demandam muito tempo, os scripts conseguem fornecer meios para que a empresa possa crescer em velocidade acelerada, dessa forma a automação proporciona aos operadores de marketing uma menor carga horária em tarefas rotineiras liberando seu tempo para ações de marketing que demandam maior grau de criatividade e planejamento, trazendo em consequência maiores resultados financeiros.
Integrações do google ads scripts ainda podem ser feitas com outras plataformas do google, possibilitando ainda uma ampla gama de oportunidades, para gerar relatórios, avisos, coleta de dados e etc. Abaixo seguem as plataformas que permitem integração.
Mas com tantas opções o que deve ser automatizado?
Definir uma fronteira para a automação é muito difícil, pois praticamente tudo pode ser automatizado, mas nem tudo vale a pena ser. Sugerimos que o foco inicial seja em processos que tomam mais tempo como: checar palavras chave e canais do YouTube que não convertem, ou ainda processos que causam o maior aborrecimento da equipe como envio de relatórios diários para o cliente.
O trabalho de automação, demanda pessoal especializado e com conhecimento de básico a avançado em programação, dependendo da tarefa que se pretenda automatizar, considere ter um time voltado para isso no seu e-commerce ou estratégia digital, ou então contratar uma agência de marketing digital que forneça esses serviços, como a Savvi.
Ficou interessado sobre a automação de contas? Confira a documentação do google e veja os exemplos que eles oferecem. Fique a vontade para nos mandar uma mensagem também.
Google Ads Scripts, para automação do google ads
https://developers.google.com/google-ads/scripts
AdWords API, para desenvolvimento de scripts avançados em python
https://developers.google.com/adwords/api/docs/guides/start
Google Ads API Beta, possui a AdWords API com recursos extras e melhorados
https://developers.google.com/google-ads/api/docs/start
Boa sorte na sua jornada!