Sejamos sinceros, há tempos que as empresas, independente do porte e mercado que atuam, sabem, ou pelo menos deveriam saber, que vender um produto, infoproduto ou serviço para qualquer tipo de consumidor não é algo tão simples quanto se parece ou imagina.
Isso porque os consumidores, além de contarem com todo o tipo de informação batendo na porta todos os dias, têm diferentes necessidades com o passar do tempo, e como consequência, mudam de ideia sobre o que precisam adquirir.
Dentro desse quesito, temos também a questão de se analisar um outro ponto, além das necessidades básicas do consumidor: a experiência dele no consumo, a partir de duas temáticas básicas (UI e UX).
Bom, se você não faz a menor ideia do que se trata, quiçá o papel deles no marketing digital, é só continuar a leitura. Levará apenas cinco minutinhos e fará uma enorme diferença para você!
Índice
O que significa UI/UX?
Antes de entender qual é o papel do UI/UX no marketing digital, você precisa saber o que exatamente as siglas significam. Dito isso, veja logo abaixo uma explicação super breve e fique por dentro do assunto.
UI
A sigla UI significa User Interface e está diretamente ligada ao meio digital atual, em que diversos tipos de procedimentos comerciais podem ser realizados a partir de experiências com sistemas operacionais.
No caso do consumidor, vai compreender não apenas a compra finalizada, mas todo o seu processo, envolvendo pontos como:
- Facilidades ou dificuldades no uso.
- Adaptação da página acessada ao dispositivo (site ou mobile).
- Design da página acessada, que pode agradar ou desagradar o consumidor, e até mesmo facilitar ou não a navegação e a compra.
UX
Já a sigla UX basicamente significa User Experience, e corresponde a toda a experiência do consumidor antes, durante e depois do processo de compra e venda.
Inclui diversos tipos de etapas e procedimentos, bem como a troca de informações com pessoas e mesmo equipamentos digitais, organizados para auxiliar no processo.
Qual é o real papel do UI/UX no marketing digital?
Uma das grandes tarefas do marketing digital é principalmente levar os consumidores para o seu site ou aplicativo, auxiliando para que o acesso resulte em compras, que levam a ganhos financeiros esporádicos ou mesmo recorrentes.
E aí, para realizar esse processo, você faz uso de técnicas e ferramentas já conhecidas: cria conteúdo de qualidade, posta com regularidade, investe em tráfego pago, dentre tantos outros.
Só que nenhuma dessas ações irá levar seu negócio digital a alcançar os objetivos estimados se o canal de experiência do consumidor não estiver de acordo com aquilo que ele espera, ou mesmo bem organizado para levá-lo a compra.
Como já explicamos acima, a experiência do usuário no marketing digital é extremamente importante, já que é a partir dela que ele vai tomar a decisão de comprar ou não, no caso de já ter comprado, repetir a compra ou não, de falar bem do seu negócio ou não, e assim por diante.
A UI/UX no marketing digital serve, então, para que você possa analisar bem e melhorar a interação do seu consumidor com os mecanismos de venda ou mesmo de troca de conteúdo que você oferece a ele, de maneira a conquistar ou permanecer conquistando o mesmo.
Isso vai envolver algumas ações, como:
- Pesquisar os procedimentos de user interface e user experience do consumidor nas suas páginas, buscando por erros, problemas, falhas nos links, design, dentre outros.
- Promover mudanças nas suas páginas, como por exemplo, adotar um design de site mais limpo e fluido, com interface simples e que direcione bem o consumidor para onde ele e você desejam.
- Realizar investimentos para um site rápido, já que velocidade é sim um ponto importante e não depende apenas da internet do consumidor. E também para um site adaptável ao dispositivo de acesso.
Dentre outras ações, essenciais para que a experiência do consumidor nas suas páginas seja tão boa que ele esteja sempre acessando ela, consumindo conteúdo ou os produtos e/ou serviços que você oferece.
Tenha um parceiro que se preocupe com a experiência do usuário
Pensar na UI/UX no marketing digital é tão importante quanto definir o que irá oferecer em seu negócio online.
Agora que você sabe qual é o papel do UI/UX no marketing digital, é fundamental que você conte com um parceiro que tenha como principal objetivo induzir seus clientes à ação, e assim trabalhando arduamente para conseguir o melhor design e experiência.
Nós, da Savvi, contamos com uma equipe de peso e somos a escolha mais inteligente para o seu negócio.
Antes que pergunte como sabemos que somos a melhor escolha, ou até ache a frase audaciosa, saiba que nós estamos apenas reproduzindo o que os nossos clientes carinhosamente nos dizem.
Vamos tomar um café para conversarmos melhor sobre as nossas soluções para o seu negócio? Entre em contato.
Conclusão: Escolha impactar positivamente o seu negócio!
Você sabe qual é o papel do UI/UX no marketing digital. Porém, não é apenas isso, já que agora você também entende o quanto investir nisso pode impactar positivamente no seu negócio e nos seus produtos no mundo digital.
Seu negócio não merece que você clique em “fechar” e ignore tudo que você viu até aqui. Portanto, aceite o nosso convite e já comece o ano com pé direito.