O ano de 2020 foi de diversas mudanças no Google Analytics, esta plataforma que permite
uma ampla e importante análise do desempenho virtual de uma empresa.
E as novas implementações promovidas já estão em atividade, trazendo opções e métricas
importantes para o trabalho envolvendo o Marketing Digital de um Negócio, independente
da área de atuação ou mesmo do tamanho dele.
Mas mesmo que as mudanças já estejam acontecendo há alguns meses, ainda existem
muitas dúvidas a respeito do que o Google resolveu melhorar nesta ferramenta.
No post de hoje você vai compreender então as principais mudanças promovidas, para
assim se render de vez a esta nova versão do Google Analytics 4.0.
Quer saber mais? É só seguir atento na leitura a seguir!
Índice
6 Principais mudanças do Analytics 4.0
Seguem, então, as 6 principais mudanças que o Google Analytics 4.0 trouxe para esta nova versão, que inclusive estão deixando vários profissionais do Marketing Digital super animados:
1. Eventos
Essa nova atualização Google Analytics permite que você verifique praticamente em tempo real as atividades que os seus consumidores estão desenvolvendo na sua plataforma, tendo uma noção maior das principais interações deles.
2. Cookies
As opções de terceiros passarão a ser restritas, o que deverá te ajudar a obter uma percepção maior a respeito do comportamento do consumidor na sua plataforma.
3. Controle de dados
O Analytics 4.0 já vem atualizado com as novas legislações do Brasil e União Européia a respeito dos níveis de dados que o cliente irá fornecer para você.
E isso será incluído no momento da entrada do consumidor na sua plataforma, onde ele deverá autorizar ou não que os vários dados das atividades dele sejam coletados e analisados.
4. Integralizado com o Ads
O que para quem atua com Marketing Digital será uma excelente ferramenta, já que poderá segmentar ainda mais os diversos anúncios e promoções que organiza em suas plataformas.
Esta é inclusive uma das novidades mais celebradas do Google Analytics 4.0, justamente por trazer mais dados importantes para as atividades de Marketing Digital.
5. Previsões de IA
Outra importante e aguardada atualização Google Analytics é o fato de que a Inteligência Artificial da plataforma, que já era condicionada a produzir insights importantes para sua atuação, vai ficar ainda melhor!
Basicamente a IA vai passar a não apenas coletar dados importantes para os insights, mas principalmente permitir que alertas sejam desenvolvidos, ajudando no desenvolvimento de estratégias de atuação mais eficientes.
Para suas campanhas e vendas, esse processo será um ótimo auxílio!
6. Relatórios
O Google Analytics 4.0 agora irá emitir relatórios mais completos, que te permitam, por exemplo, compreender mais sobre o ciclo de vida do seu consumidor.
Será possível ainda organizar os relatórios de acordo com segmentos e temáticas específicas, ajudando no processo de saber mais a respeito do consumo e permanência do seu cliente.
O que fazer para se adaptar?
Com tantas novidades sendo apresentadas pelo Google Analytics 4.0, você deve estar se
perguntando: eu preciso abandonar a versão antiga? Como posso migrar para a nova
versão? Essa mudança precisa acontecer logo?
Vamos a algumas informações importantes a respeito desses questionamentos:
A versão antiga ainda vai existir
O Google não vai extinguir, ao menos por enquanto, a versão antiga do Analytics. Ela deve
continuar em atividade, e caso você queira primeiro compreender a versão nova antes da
atual, pode deixar sua plataforma como está.
É claro que em algum momento ela deverá ser “extinguida”, mas a empresa ainda não deu
uma data, e com toda certeza irá anunciar bem, fornecendo tempo hábil para que todos se
preparem e possam migrar com segurança!
A migração pode ser atualizada facilmente
O Google Analytics 4.0 já está disponível para atualização, e você pode fazer isso
diretamente pelo seu perfil no site.
Para isso basta buscar a opção Administrador, selecionando o item Fazer upgrade para
GA4.
Daí é só seguir o passo a passo indicado, e pronto, seu Google Analytics 4.0 estará
atualizado para a nova versão!
Conclusão: muitas mudanças estão surgindo!
E se você quer manter o seu negócio competitivo quanto ao Marketing Digital, será preciso
conhecer e se atualizar com o Google Analytics 4.0, obtendo ainda mais chances de crescer
no mercado em que atua.