A necessidade de nos mantermos fisicamente afastados devido a pandemia tem acelerado o processo de inclusão digital de empresas, compelindo-as a acelerarem sua entrada no ambiente digital e as forçando a se adaptar caso queiram se provar em seu nicho de anúncios nas redes sociais.

Para que as empresas consigam fazer essa transição da melhor forma possível, a Savvi elaborou esse guia com 5 passos fundamentais para alcançar a performance em anúncios nas redes sociais e ajudar a sua empresa a conquistar seu espaço no mundo digital.

Comece definindo seus objetivos

A possibilidade de definir e medir objetivos é um ponto de extrema vantagem do marketing on sobre o marketing off-line.

No meio digital, praticamente todas as ações que os usuários fazem podem ser metrificadas e, em meio a tanta informação, é necessário definir quais serão os objetivos que sua empresa irá empreender o esforço, capital e tempo para alcançar. Alguns exemplos de objetivos são:

  • Criar reconhecimento da marca;
  • Gerar receita com vendas online;
  • Aumentar o engajamento da marca.
  • Capturar Leads

Uma vez que você tenha seus objetivos definidos, não se esqueça que medir como está seu desenvolvimento em direção a sua meta, essa é a chave para poder tomar decisões estratégicas que irão direcionar o foco das suas ações e também acompanhar como suas ações estão se desenvolvendo.

Uma sugestão seria a de escolher métricas que podem ser possíveis de obter através do Google Analytics ou outra plataforma que você consiga ter total controle sobre os dados, de maneira automatizada, pois você poderá ter uma noção global de como cada esforço contribuiu para o atingir o resultado geral.

Definindo seus KPIs

A definição dos KPIs de marketing, ou indicadores-chave de desempenho, são métricas específicas usadas para rastrear e medir o progresso em direção aos seus objetivos gerais de marketing.

A escolha correta dos KPIs de acordo com aquilo que você está buscando e necessitando no seu negócio é a chave para eficiência das suas ações de marketing online.  Abaixo seguem alguns exemplos de KPIs de marketing:

  • Número de compras influenciadas pelo marketing;
  • Receita total influenciada por atividades de marketing;
  • Taxa média de rejeição nas páginas da web;
  • Tráfego de pesquisa e classificações para palavras-chave segmentadas;
  • Taxas de conversão em páginas da web.

Analise o consumidor e o mercado

Análise do consumidor

Outra vantagem de se utilizar as plataformas digitais para investir em marketing, é que elas oferecem diversas ferramentas para análise do seu público alvo e persona. O Google oferece a ferramenta Insights e o Facebook oferece a ferramenta Audience Insights e, através dessas ferramentas, você conseguirá traçar o perfil do seu público baseado em dados, que irão auxiliar na implementação da estratégia, possibilitando maior dinâmica na criação de textos e anúncios nas redes sociais.

Abaixo segue um exemplo de definição de persona para uma clínica de fisioterapia.

  • Persona: Maria tem 40 anos é casada e formada em administração, e é empreendedora. Seus objetivos é o tratamento de uma dor crônica na coluna devido a uma escoliose.
  • Serviços em potencial: Fisioterapia ortopédica, pilates, RPG e treinamento funcional.
  • Direcionamento: Pessoas com interesse em bem estar, saúde e recuperação muscular.
  • Isca digital: Dor na coluna e alívio de dores

Análise do mercado

Aqui é interessante combinar as ferramentas do Google e Facebook mais uma vez. No dimensionamento de mercado o ideal é ver se existe alguma relevância no nome do seu mercado ou da sua marca no Google Trends, outra ferramenta do google que pode ser utilizada para mensurar o tamanho de mercado e o número de buscas.

É o planejador de palavras chave, que permite você explorar palavras chave similares ao produto/serviço que você comercializa e também volume de pesquisa e previsões para suas palavras chave e muito mais. 

Há também ferramentas pagas que podem ser utilizadas para essa tarefa, como o Semrush e Moz, que devem ser consideradas caso você esteja planejando atuar em um mercado de alto nível ou pretendendo otimizar as campanhas e presença digital. No caso de contratar uma agência, verifique se eles assinam alguma dessas plataformas.

Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico geralmente é dividido em etapas, utilizamos o funil de vendas para ilustrar as etapas de contato com o lead, dessa forma fica mais didático e fácil visualizar o objetivo de cada ação.

Para atingir o seu objetivo, pode ser necessário trabalhar as etapas do seu funil de vendas em momentos diferentes, fazendo com que a execução ocorra em fases distintas.

Algo muito importante de observar ao dividir o seu projeto em fases é a maturidade do seu negócio. Por exemplo: se você quer gerar mais conversões porém o seu website ainda não gera o tráfego necessário e você não tem uma base de leads para trabalhar, o ideal é que seu projeto ocorra em duas fases. Esse tipo de decisão deve ser tomado juntamente com um especialista.  

Dividir seu projeto em estágios irá te auxiliar a acompanhar as métricas e KPIs de cada momento e atacar todos os pontos necessários para preparar o seu negócio para investimentos mais altos e voltados para o objetivo final que foi definido inicialmente.
Recomendamos trabalhar em pelo menos 3 pontos de contato com seu lead em potencial.

A Fase de Conscientização

A primeira fase de uma venda complexa é a conscientização do seu público sobre a sua marca, produto ou serviço. Podemos utilizar diversas plataformas para cumprir os seus objetivos e, criar campanhas robustas em plataformas que sua agência domine pode ser a melhor opção.

A comunicação sugerida para sua empresa nessa fase é a de criação de peças e vídeos criativos com o objetivo de posicionamento da marca dentro do mercado e, a segmentação pode ser feita através de características demográficas e de interesse. Uma dica aqui é sempre testar públicos que engajam mais e passam para o próximo estágio.

A Fase de Consideração

Nessa fase de maturidade do projeto de mídias de performance, o foco é divulgar para quem já conhece a marca através dos anúncios de conscientização, peças estáticas e vídeos criativos abordando os problemas do mercado e diferenciais do seu produto/serviço.

Fase de vendas

Agora que você já “esquentou” os leads, eles sabem da sua marca, sabem dos seus diferenciais e problemas que você soluciona e o porquê sua empresa é aquela que ele pode confiar para fornecer determinado produto/serviço para ele.

Mas como gerar anúncios que convertem? Nossa sugestão aqui é a criação de peças estáticas e vídeos incentivando a tomada de decisão, através de algum gatilho mental. Esses gatilhos serão importantes também para realizar a venda para pessoas que desistiriam no meio do seu funil de vendas.

Implemente testando

Um recurso valioso do marketing digital é a enorme quantidade de dados que são gerados e a facilidade de acessá-los. Através desses dados, é possível formular e executar testes de utilizando o método científico: formular hipóteses e colocá-las à prova.

Estamos falando de testes A/B de anúncios, testes de segmentação, testes de comunicação, de configurações de campanha, etc. São inúmeros os elementos que podem ser testados ao gerir uma campanha online. No entanto, para que isso seja feito com sucesso, é necessário ter algumas coisas em mente: 

Planeje bem o teste antes de executá-lo para garantir que ele seja estruturado de maneira eficaz. Ter um roteiro prático auxilia nesse processo que define alguns requisitos básicos para que os seus testes tenham validade como alcance mínimo, cliques, conversões, etc. Não existe uma regra, pois cada negócio pode ter seu modelo modelo confiável.

Não se deixe enviesar: Se a sua intuição diz que colocar o preço no anúncio aumenta a CTR, mas os dados dos testes claramente te dizem o contrário, confie nos dados. Se necessário refaça o teste, mas nunca deixe o senso comum falar mais alto. 

Busque informações úteis e relevantes: o interessante é encontrar nos testes as informações que mais podem impactar no desempenho das campanhas

Rotina: esteja constantemente com testes em andamento. Isso significa estar sempre produzindo informações valiosas para o seu negócio. Uma dica aqui é testar um ponto de cada vez por mídia, para não sobrecarregar o time ou a conta com testes.

Salve os dados: ter apresentações que contam a história do que já foi feito na conta e dos testes implementados é uma boa estratégia para passar e reter os aprendizados.

Avaliação dos resultados dos seus Anúncios nas Redes Sociais

Como já dito anteriormente, toda ação é perfeitamente mensurável, o que significa um um enorme incentivo para as empresas analisarem o relatório passo a passo para avaliar as ações de marketing digital e se elas estão dando retorno. 

Após a elaboração do relatório e sua avaliação, completa-se um ciclo e, na maioria das vezes, as análises pedem algumas ações em pontos de possíveis melhorias e também em pontos que já estão com boa performance, afinal sempre se pode melhorar.

Depois desse passo, volte a fase de testes e implemente as alterações, sempre tendo em mente que toda alteração ou mudança é um teste.

Caso queira saber mais sobre performance em anúncios nas redes sociais, ou mais detalhes desse processo, considere entrar em contato com um especialista da Savvi através do nosso site.

Esse post foi útil para você?

Deixe um comentário