Índice
Introdução
Planejar um evento é por si só um grande desafio, definir um local, atrações, fornecedores, segurança, equipe médica, layout, orçamento e muito mais assuntos estratégicos é um trabalho que exige muita dedicação e leva qualquer grupo organizador, de um evento físico ou online, a ter que se dedicar horas a fio para que o grande dia seja magnífico e as o evento saia como o esperado.
Mas uma pergunta que fica na cabeça de qualquer organizador de eventos quando está planejando seu evento “como vou conseguir atingir o público necessário para realizar o evento com toda essa estrutura?”. Para conseguir atingir sua meta de público ou mais é necessário traçar estratégias de aquisição de participantes robustas e envolvendo vários canais de mídia para divulgação gerando a necessidade para que o público em potencial tome conhecimento do seu evento e por final, participem.
O propósito desse artigo é discorrer sobre as bases de uma estratégia de aquisição de público que pode ser utilizada para eventos físicos, virtuais e também pode te auxiliar em seus lançamentos digitais.
Porquê utilizar marketing digital para divulgação do seu evento
No meio digital, a maioria das ações do usuário através dos seus anúncios podem ser rastreadas, permitindo que possamos atribuir o investimento em divulgação com os resultados de venda e aquisição online. Diferente de outras estratégias de divulgação como patrocínios, camisetas, panfletos, rádios, outdoors e outras na qual fica difícil atribuir o cliente a esse determinado anúncio, dificultando atribuir métricas de retorno sobre esse tipo de investimento.
Outro ponto interessante é a possibilidade de segmentação dos anúncios para públicos específicos, podendo impactar cada público de um jeito diferente. Personalizando por regiões geográficas, ou perfis demográficos, como idade, renda, sexo, públicos semelhantes entre outros. E como a interação é rastreada, podemos obter relatórios sobre os públicos que mais se engajaram com suas publicações e investir mais na aquisição desse determinado perfil.
Um exemplo que pode ser usado para ilustrar esse ponto, são as atrações do seu evento. Supondo que você contrate um cantor do ritmo sertanejo, na hora de divulgar essa atração, você pode segmentar ela para o público que tem afinidade com esse tema, como pessoas que gostam de cantores similares ou tem interesses por eventos onde essas atrações tocam, dessa forma você evita gastar dinheiro com propaganda para pessoas que não tem interesse por determinado assunto mas se encaixam no seu público-alvo. O mesmo exemplo pode ser utilizado para palestrantes e outros segmentos.
Estratégia pré-venda
Tudo bem, eu entendo que preciso divulgar meu evento, que o marketing digital é um canal onde consigo metrificar o sucesso dos meus anúncios e o envolvimento com meu evento, mas como eu faço para aplicar esse processo?
Aqui iremos abrir para você a estratégia de ação que pode ser implementada com adaptações necessárias para seu evento, pois cada evento e público demanda um tipo de estratégia e personalizações.
Elaboração das Personas
Um ponto importante para seguirmos em frente, é a correta definição das personas e públicos alvo que você quer atingir, delimitar o tamanho do público na região através dessa análise você conseguirá criar textos e ilustrações capazes de fisgar a atenção dos seus clientes em potencial e consequentemente melhorar os resultados das suas campanhas.
O Funil de aquisição:
É fundamental que você entenda o processo de tomada de decisão que leva as pessoas a aderirem ao seu evento, essa jornada do lead potencial possui vários passos, no marketing digital costumamos chamar essa jornada de funil de vendas ou aquisição. O funil pode ter poucas ou muitas etapas sendo tão sofisticado quanto você queira, para um evento eu sugiro um funil de 3 etapas: conscientização, consideração e compra, sendo que duas primeiras fazem parte do processo de pré-venda e a terceira será discutida no processo de venda. Abaixo segue uma ilustração para melhor visualização do funil
Estratégia de conscientização
Para a fase da conscientização, é importante escolher uma data com tempo hábil para divulgação, um filme por exemplo, tem um tempo de 4 a 8 semanas de divulgação massiva, antes da estréia, um tempo maior que esse pode ser muito para as pessoas recordarem do seu anúncio e um tempo muito curto pode comprometer a entrega dos anúncios para seu público alvo. O foco nessa hora é divulgar ao máximo o seu evento por si só. Um conselho seria trabalhar os valores e ideais do evento o que ele passa para as pessoas e porque elas devem estar lá. Nessa etapa é interessante direcionar a campanha para alcance, visando a maior cobertura do público alvo e menores custos de divulgação. O gráfico abaixo ilustra uma sugestão de investimento ao longo das semanas e também qual a duração de cada etapa para uma janela de 6 semanas.
Nessa fase de desenvolvimento como o foco está no alcance e cobertura do público alvo, é interessante lançar mão de várias estratégias, não ficar restrito somente ao marketing pago, quanto mais pontos de contato o cliente tiver, melhor. Recomendaria fazer parcerias de divulgação com os influenciadores digitais, páginas que tem reconhecimento e também parceiro de serviço como por exemplo seu parceiro de venda de ingressos, tanto a empresa que irá vender os convites quanto os promoters da festa, todos tem que se envolver nessa parte.
Calendário editorial
O Calendário editorial irá lhe fornecer um visão geral de como estão planejadas suas ações e também as informações que você quer passar, através dele você poderá acompanhar as ações a serem executadas e planejar a sua agenda de postagens juntamente com as ações a serem executadas. Todas as fases do seu funil de vendas devem ser colocadas aqui de forma prática, uma recomendação é utilizar cores diferentes no seu calendário para cada fase do funil, para você e seu time estarem cientes em que fase vocês estão do projeto.
Estratégia de consideração
Chegou a hora de divulgar os aspectos do seu evento, agora você pode divulgar atrações, cardápios, e o grande diferencial do seu evento. A estratégia agora é mostrar esses itens citados a pessoas que já interagiram com seus anúncios, fazendo remarketing e também pode ser utilizado um público com extrema afinidade com as atrações ou algum outro ponto do seu evento. A ideia é que o funil seja alimentado ainda pela conscientização até o meio dessa etapa e depois sejam trabalhados somente remarketing e públicos de alta afinidade.
Uma sugestão para essa fase seria elencar 2 ou 3 diferenciais chave e focar na sua divulgação.
Gatilhos Mentais
Quando tocamos um instrumento, se escolhemos as notas em uma ordem correta com o tom apropriado, tocamos uma música, que envolve e cativa as pessoas, o mesmo eu diria que acontece com a utilização dos gatilhos mentais que devem ser utilizados para gerar a venda ou engajamento com seu evento, listo aqui alguns importantes para essa finalidade, que envolvem uma compra ou atitude por impulso, recomendo utilizar os gatilhos de urgência, escassez, autoridade e prova social a ordem e como serão utilizados esses gatilhos que irão fazer tocar a sua música de vendas.
Estratégia de vendas
Nessa etapa, faltando uma semana ou pouco mais para seu evento, não há mais espaço para branding, seu público alvo já deve estar ciente do seu evento e seu foco deve estar voltado para a tomada de ação abuse do remarketing e foque no público que você conquistou. Utilizar o gatilho mental da urgência com desconto para os primeiros adeptos ao seu evento, que é o público que irá “evangelizar” sobre seu evento é parte incondicional da estratégia. Minha sugestão aqui é utilizar primeiros ingressos sem taxa. Para a virada de lotes também pode ser utilizado esse mesmo gatilho, como, últimos convites do 1º, 2º e 3º lote e ingressos limitados limitados na portaria.
Um ponto crucial para credibilidade do evento e também da equipe organizadora, é que seja respeitado a virada de lote, não voltando atrás no preço e horário em que o lote virou. Alguns exemplos de postagens na fase de vendas são, contagem regressiva, abertura de vendas sem taxa, x% dos ingressos vendidos do x lote, último dia de vendas do lote x, ultimos minutos de ingressos sem taxa e por último o que todos nós esperamos “Vendas esgotadas”.
Essa estratégia, pode gerar ansiedade no seu público, então esteja disposto a respondê-los rapidamente por chat ou nos comentários das publicações.
Pós evento:
Organizar um evento, é uma tarefa digna de pódio de chegada, levando os organizadores à beira da exaustão. A satisfação dos idealizadores do evento na maioria dos casos é a felicidade do seu público. Tendo esse ponto em vista, use e abuse da divulgação online para trazer essa felicidade ao seu público. E enquanto seu evento estiver acontecendo não se esqueça de se divertir também, poste as fotos de agradecimento e escolha as melhores para serem utilizadas de divulgação no próximo. A Savvi espera poder te ajudar a levar seus eventos a outro nível, conte com a gente para ajuda na parte estratégica e de divulgação das mídias pagas.