Você já passou pela experiência de ler um anúncio e sentir que ele era feito para você, porque ele atendia plenamente sua necessidade de consumo, além de tocar na sua “alma”?

Se sim, provavelmente você já foi incitado pelo copywriting a realizar o consumo de algo!

Hoje você vai saber tudo que precisa a respeito dessa técnica de escrita, essencial para os anúncios no Marketing Digital, ajudando a criar conteúdos que privilegiam as vendas de um Negócio. Continue a leitura!

O que exatamente é copywriting?

O Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva, que existe desde o século XIX, mas que é mais utilizado em ações publicitárias do Marketing desde o início do século XX, quando a industrialização trouxe competitividade e aumento do consumo na sociedade.

Embora o Copywriting seja muito utilizado na produção de conteúdo em diversas modalidades, como em blogs, Redes Sociais e documentos publicitários para venda, o seu uso principal acontece nos anúncios.

Isso porque o Copywriting possui uma função bem específica, atingida quando ele é bem feito, que consiste em: escrever utilizando gatilhos mentais, para assim “persuadir” o consumidor a realizar algo envolvendo sua empresa.

Importante ressaltar que essa persuasão é muito bem controlada e feita, ok! Afinal, em teoria nenhuma pessoa ou empresa pode deliberadamente controlar os desejos e necessidades de nenhum consumidor.

Porém, existem diversas possibilidades para o uso correto e consciente do Copywriting, ajudando negócios nos mais variados mercados e modalidades a efetivamente melhorarem suas vendas e o seu desempenho.

Como usar o copywriting no seu Negócio?

Embora o Copywriting seja muito utilizado na produção de conteúdos variados, altamente acessíveis por causa da internet, o seu negócio ganha muito quando aprende a aplicar a técnica num ponto essencial ao Marketing Digital, os anúncios.

Isso porque o anúncio em si já precisa ser simples e direto, considerando que as modalidades existentes na internet não permitem muitas adições de informação (a não ser os vídeos).

Com o Copywriting esse processo, de deixar o anúncio ainda mais organizado para levar a uma venda, acontece de maneira mais calma e tranquila, já que diversos tipos de técnicas são aplicadas para que você consiga convencer o consumidor da compra.

Por isso, se você produz os próprios anúncios e até mesmo outros conteúdos, estudar e compreender bem o Copywriting será essencial para que o seu negócio melhore as chances de vender mais e crescer no mercado.

O que é essencial para um bom Copywriting?

Vejamos, então, os pontos essenciais a trabalhar nos seus anúncios para que você possa gerar os famosos “gatilhos mentais” e assim aproveitar bem os potenciais do Copywriting.

Persona

Definida conforme você analisa bem o seu público-alvo, e chega nas características ideais dele, como idade, gênero, renda, região, etc.

Essa persona será a base da “comunicação” dos seus anúncios, pois o reconhecimento aumenta as chances de persuadir o consumidor.

Técnicas da persuasão

Que podem deixar a sua Copywriting mais forte, como:

  • Autoridade – demonstrando que sabe bem do que fala, que tem experiência no assunto tratado. Pode ser usado muito bem em anúncios em vídeos.
  • Coerência – entregando fielmente aquilo que promete. A falta de atenção nesse item tem derrubado muito as vendas e até mesmo empresas.
  • Provas – que demonstram a eficácia do produto ou serviço em atender necessidades específicas.

Fora outros, como afeição e reciprocidade, que ajudam o consumidor a realmente encarar o seu negócio da maneira que você anuncia, com capacidades para ajudá-lo a sanar necessidades.

Estrutura do texto

Que precisa de no mínimo os seguintes itens:

  • Linguagem – que deve estar de acordo com o seu público, com termos e tonalidades que eles compreendem. Não adianta nada usar linguagem acadêmica com um público jovem, por exemplo.
  • Título – deve ser bem feito, deixando claro o anúncio, o que ele resolve, ajuda, traz ao consumidor.
  • Verbos – super importantes para as Call to Action – CTA’s. Precisam chamar para ação, colocar o consumidor para pensar, e assim por diante.
  • Analogias – ótimas para anúncios maiores, onde você usa exemplos práticos e fáceis de se compreender para que o consumidor entenda qual é a real ação do item promovido na vida dele.
  • Dados – trazem confiança e atiçam a curiosidade. Apenas busque usar dados reais, para não cair em contradição.
  • Objeções – que devem ser previstas, para assim deixar o anúncio ainda mais informativo e convidativo a ação. Aqui é pensar nas possibilidades do cliente não gostar do item ofertado.
  • Perguntas – que ajudam a atrair a atenção. Devem ser feitas focando no próximo item.
  • Necessidades – um dos itens que mais devem ser abordados no seu Copywriting, demonstrando o quanto e quais necessidades o item promovido tem a capacidade de atender.

Conclusão: atuar com o Copywriting melhora suas chances de sucesso!

Por isso, busque estudar ainda mais profundamente a área, para assim implementá-la no seu negócio.

Você pode fazer anúncios sem nenhum vestígio de “copy” (como os copywriters carinhosamente chamam), mas seria como apostar na loteria. Você pode acertar a mão, ter um ótimo desempenho e conseguir muitas vendas, mas isso não passaria de um golpe de sorte.

Com copywriting, você deixa de contar com a sorte e passa a dominar a arte e a ciência de persuadir e influenciar pessoas, deixando o processo mais previsível e garantindo o resultado.

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