Seu Blog ou Site de vendas precisa de muitos itens para funcionar bem, considerando que eles são os locais onde a maioria de seus Negócios serão formalizados.
Porém, além de pensar em itens como conteúdo, imagens, layout e responsividade, é importante também se preocupar em compreender melhor como a sua plataforma é acessada, e que comportamentos os usuários demonstram.
E uma das ferramentas atuais que permite isso é o processo de monitoramento de cliques, oferecido pelo Google, e que pode te ajudar a compreender ainda mais o que acontece no seu site.
Abaixo nós organizamos um tutorial bem simples com os passos básicos para que você organize o seu. É só seguir lendo para compreender o que fazer!
Índice
8 Passos simples para monitorar os cliques do seu site com o Google Tag Manager (GTM)
1. Defina o botão a ser monitorado
O monitoramento de cliques depende de você selecionar um botão específico em seu site para ser devidamente analisado.
É claro que você pode fazer isso com mais de um botão, mas cada um deles irá necessitar de uma ação de GTM, trazendo assim as informações necessárias.
2. Código-fonte
Depois de escolher o botão, é hora buscar o código-fonte do botão selecionado. Isso será essencial para que você possa adicionar os itens de monitoramento que necessita.
Para conseguir, basta ir no botão selecionado, clicar com o lado direito do mouse e acionar a opção Exibir código fonte da página.
3. Variável
Neste passo do tutorial você deverá acessar o gerenciador de tags fornecido pelo Google, e começar a realizar os ajustes no botão escolhido, definindo que tipo de variáveis serão analisadas com a ferramenta de GTM.
4. Tag
Neste passo do monitoramento de cliques você vai criar a sua tag, que é basicamente o item que você deseja analisar no seu botão, como cliques, quem acessa, e assim por diante.
Aqui é necessário selecionar bem a categoria, a ação a ser monitorada, além de adicionar os vários detalhes que serão avaliados depois.
5. Gatilho
Outra etapa importante do monitoramento de cliques é desenvolver um gatilho, que seria a ação base para gerar o funcionamento da tag desenvolvida.
Considerando um botão, o gatilho é geralmente o clique nele, e você vai primeiro buscar pela opção triggering, depois adicionar um novo e inserir o nome dele, além de marcar a opção todos os elementos.
Depois é necessário adicionar a classe do código fonte captado. Isso é feito na opção Form Classes.
6. Verificação
Que seria uma espécie de teste, onde você confere se o monitoramento de cliques está realmente dando certo.
Para tanto basta clicar na opção visualizar, onde será aberta uma nova guia com a página do seu site a ser monitorada, contendo as informações da tag adicionada.
Aqui é possível verificar se os códigos estão certos e se os cliques estão gerando dados.
7. Google Analytics
Agora é a segunda etapa de verificação de sua tag, onde você vai entrar no Google Analytics para ter a certeza de que a tag está correta e que a mesma está gerando os dados essenciais ao procedimento.
Aqui se deve abrir o Analytics, realizar algum teste de clique na página em questão, e aguardar até os dados aparecerem (ou não). É sempre bom esperar alguns minutos, pois o processamento demora um pouco.
Caso demore demais, pode ser que algo na tag não esteja correto e necessite de revisão para funcionar.
8. Publicação
Já estamos na etapa final do seu monitoramento de cliques, e caso esteja tudo certo nas etapas de verificação no Google Tag Manager e no Google Analytics, o próximo passo deste tutorial envolve publicar seu monitoramento de cliques.
Esse processo é feito na página do Google Tag Manager onde você criou a tag, e é finalizado quando você marca a opção enviar.
Realizando a publicação o GTM passa a funcionar, e em breve você terá dados importantes a analisar no seu site.
Conclusão: Monitorar os cliques do seu site está longe de ser o bicho de sete cabeças
O monitoramento de cliques é uma ação importante para os tempos atuais, em que os Negócios muitas vezes acontecem online e necessitam de bons dados para que decisões estratégicas sejam bem tomadas.
Por isso, monitorar seus cliques é um procedimento essencial, que deve ser feito sob vários pontos de vista, privilegiando os conhecimentos a respeito do seu Negócio.
E caso você ache muito difícil organizar as próprias ações de Google Tag Manager é só falar com a gente, da Savvi, nosso time está mais do que preparado para fazer esse processo para o seu negócio.