Sejamos sinceros, há tempos que as empresas, independente do porte e mercado que atuam, sabem, ou pelo menos deveriam saber, que vender um produto, infoproduto ou serviço para qualquer tipo de consumidor não é algo tão simples quanto se parece ou imagina.

Isso porque os consumidores, além de contarem com todo o tipo de informação batendo na porta todos os dias, têm diferentes necessidades com o passar do tempo, e como consequência, mudam de ideia sobre o que precisam adquirir.

Dentro desse quesito, temos também a questão de se analisar um outro ponto, além das necessidades básicas do consumidor: a experiência dele no consumo, a partir de duas temáticas básicas (UI e UX).

Bom, se você não faz a menor ideia do que se trata, quiçá o papel deles no marketing digital, é só continuar a leitura. Levará apenas cinco minutinhos e fará uma enorme diferença para você! 

O que significa UI/UX?

Antes de entender qual é o papel do UI/UX no marketing digital, você precisa saber o que exatamente as siglas significam. Dito isso, veja logo abaixo uma explicação super breve e fique por dentro do assunto. 

UI

A sigla UI significa User Interface e está diretamente ligada ao meio digital atual, em que diversos tipos de procedimentos comerciais podem ser realizados a partir de experiências com sistemas operacionais.

No caso do consumidor, vai compreender não apenas a compra finalizada, mas todo o seu processo, envolvendo pontos como:

  • Facilidades ou dificuldades no uso.
  • Adaptação da página acessada ao dispositivo (site ou mobile).
  • Design da página acessada, que pode agradar ou desagradar o consumidor, e até mesmo facilitar ou não a navegação e a compra.

UX

Já a sigla UX basicamente significa User Experience, e corresponde a toda a experiência do consumidor antes, durante e depois do processo de compra e venda.

Inclui diversos tipos de etapas e procedimentos, bem como a troca de informações com pessoas e mesmo equipamentos digitais, organizados para auxiliar no processo. 

Qual é o real papel do UI/UX no marketing digital?

Uma das grandes tarefas do marketing digital é principalmente levar os consumidores para o seu site ou aplicativo, auxiliando para que o acesso resulte em compras, que levam a ganhos financeiros esporádicos ou mesmo recorrentes.

E aí, para realizar esse processo, você faz uso de técnicas e ferramentas já conhecidas: cria conteúdo de qualidade, posta com regularidade, investe em tráfego pago, dentre tantos outros.

Só que nenhuma dessas ações irá levar seu negócio digital a alcançar os objetivos estimados se o canal de experiência do consumidor não estiver de acordo com aquilo que ele espera, ou mesmo bem organizado para levá-lo a compra.

Como já explicamos acima, a experiência do usuário no marketing digital é extremamente importante, já que é a partir dela que ele vai tomar a decisão de comprar ou não, no caso de já ter comprado, repetir a compra ou não, de falar bem do seu negócio ou não, e assim por diante.

A UI/UX no marketing digital serve, então, para que você possa analisar bem e melhorar a interação do seu consumidor com os mecanismos de venda ou mesmo de troca de conteúdo que você oferece a ele, de maneira a conquistar ou permanecer conquistando o mesmo.

Isso vai envolver algumas ações, como:

  • Pesquisar os procedimentos de user interface e user experience do consumidor nas suas páginas, buscando por erros, problemas, falhas nos links, design, dentre outros.
  • Promover mudanças nas suas páginas, como por exemplo, adotar um design de site mais limpo e fluido, com interface simples e que direcione bem o consumidor para onde ele e você desejam.
  • Realizar investimentos para um site rápido, já que velocidade é sim um ponto importante e não depende apenas da internet do consumidor. E também para um site adaptável ao dispositivo de acesso.

Dentre outras ações, essenciais para que a experiência do consumidor nas suas páginas seja tão boa que ele esteja sempre acessando ela, consumindo conteúdo ou os produtos e/ou serviços que você oferece.

Tenha um parceiro que se preocupe com a experiência do usuário

Pensar na UI/UX no marketing digital é tão importante quanto definir o que irá oferecer em seu negócio online.

Agora que você sabe qual é o papel do UI/UX no marketing digital, é fundamental que você conte com um parceiro que tenha como principal objetivo induzir seus clientes à ação, e assim trabalhando arduamente para conseguir o melhor design e experiência. 

Nós, da Savvi, contamos com uma equipe de peso e somos a escolha mais inteligente para o seu negócio. 

Antes que pergunte como sabemos que somos a melhor escolha, ou até ache a frase audaciosa, saiba que nós estamos apenas reproduzindo o que os nossos clientes carinhosamente nos dizem. 

Vamos tomar um café para conversarmos melhor sobre as nossas soluções para o seu negócio? Entre em contato. 

Conclusão: Escolha impactar positivamente o seu negócio!

Você sabe qual é o papel do UI/UX no marketing digital. Porém, não é apenas isso, já que agora você também entende o quanto investir nisso pode impactar positivamente no seu negócio e nos seus produtos no mundo digital. 

Seu negócio não merece que você clique em “fechar” e ignore tudo que você viu até aqui. Portanto, aceite o nosso convite e já comece o ano com pé direito. 

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