Nos últimos anos, vemos quão grande é a importância do uso das plataformas Google ou Facebook Ads para a maioria dos negócios. Só no Brasil, tivemos um aumento de 10 milhões de pessoas com acesso a internet no ano de 2019, além de estarmos ocupando a segunda posição mundial no quesito “tempo de uso diário da internet”. Com uma média de 9h 29 min por dia, ficamos atrás apenas das Filipinas e muito acima da média global, que é de 6h e 42min.
Assim, com esse crescente número de pessoas conectadas, surge a necessidade de pequenas e grandes empresas embarcarem no mundo digital a fim de conquistar novos clientes para seus produtos ou serviços. Para os iniciantes nesse mundo,um dos primeiros questionamentos que passam pela cabeça é: Devo focar no Facebook Ads ou no Google Ads?
Para responder essa pergunta, levantamos os principais pontos que você deve avaliar para descobrir em qual dessas duas grandes plataformas seu negócio lhe renderá mais resultados.
Índice
Principal diferença entre Google Ads e Facebook Ads
De forma intuitiva e visual, conseguimos perceber que há uma enorme diferença entre as plataformas. Enquanto o Google usa grandes quantidades de textos e informações para atrair seus usuários, o Facebook explora o uso de imagens e vídeos interativos para reter a atenção de quem está do outro lado da tela.
Isso ocorre pela finalidade que cada plataforma possui. O principal meio de comunicação do Google é sua rede de pesquisa, ferramenta que todos nós conhecemos e usamos diariamente. Nela, procuramos qualquer informação que precisamos e obtemos a resposta quase que instantaneamente.
Por outro lado, o Facebook e suas redes sociais paralelas, como o Instagram, são utilizadas basicamente para o entretenimento, diversão e principalmente para o consumo de informações a respeito de assuntos que são de nosso interesse.
Como devo fazer minha escolha?
Agora, entendendo de forma clara o objetivo de cada plataforma, vamos pensar no produto/serviço que a sua empresa oferece.
Suponha que você é um consumidor da sua própria empresa e tente responder para si mesmo as perguntas a seguir. Isso lhe ajudará a entender se os clientes da sua empresa o encontraram mais fácil no Google ou no Facebook.
O meu produto/serviço é algo fácil de ser encontrado?
Produtos ou serviços difíceis de serem encontrados
Se a sua resposta para essa pergunta foi “não”, é muito provável que o melhor meio de comunicação para suas vendas seja o Google Search. Produtos ou serviços que não são fáceis de ser encontrados no mercado tendem a serem procurados em ferramentas de pesquisa como a do Google.
Imagine que sua empresa vende peças para trator. A chance de um consumidor o procurar através do Google Search é muito grande, pois não são comuns empresas que vendem esse tipo de produto e isso se torna uma informação de difícil acesso. Assim, quando alguém fizer uma pesquisa referente ao produto que você está vendendo, é a hora de sua marca estar lá disponível para o usuário comprar. Dentro do marketing, essa abordagem é conhecida como “Venda Direta”.
Produtos ou serviços fáceis de serem encontrados
Para o Facebook, a sua resposta para a pergunta deve ser “sim”. Se seu produto é algo fácil de ser encontrado, muito provavelmente os consumidores já têm em mente em quais lojas elas farão a compra. Esse é o motivo de que você sempre deve estar divulgando seu negócio e fazendo com que as pessoas tenham sua empresa em mente quando elas estiverem no momento de compra.
Para isso, nada melhor do que usar a ferramenta do Facebook para impactar milhares de usuários diariamente, que estão consumindo uma quantidade enorme de informação durante o uso da rede. Assim, você divulga sua marca e seus negócios de maneira sutil, bem diferente da “Venda Direta” feita pelo Google.
Se você oferecer o seu produto ou serviço a 100 pessoas escolhidas de forma aleatória, quantas delas teriam algum interesse?
Seguindo o mesmo raciocínio do vendedor de peças de trator. Você imagina que quantas pessoas dentre as 100 teriam algum interesse em comprar? Mesmo que seja uma promoção imperdível, dificilmente o vendedor encontraria alguém com interesse de compra.
Isso quer dizer que o melhor método de vendas para negócios em que a minoria das pessoas tem interesse é que você encontre seus clientes. Já para negócios em que uma boa parte dessas 100 pessoas teriam interesse, o melhor método para ter bons resultados de venda é que você divulgue ao máximo para um número variado de consumidores, e depois os clientes irão até você.
Essas são dois métodos distintos bem conhecidos do marketing. São elas o Inbound e o Outbound. Sendo assim, vamos às definições.
Inbound marketing: os clientes vão até você
No caso do Inbound Marketing, o lead do primeiro passo até a empresa. Por isso, os anunciantes devem se colocar o tempo todo na visão dos consumidores através de conteúdos e propagandas, se infiltrando de forma discreta entre os usuários das plataformas entre diversas publicações que afetam o usuário diariamente.
Esse tipo de propaganda é muito mais fácil de ser utilizado no Facebook Ads, onde os anúncios são pagos pelo número de impressões. Basicamente, as redes sociais tem o poder de impactar muitas pessoas diariamente e dessa forma, não fica difícil encontrar alguém em momento de compra, já que seu produto é comum a muitas pessoas. Geralmente, empresas que se situam no B2C usam essa abordagem, já que existem um número muito grande de consumidores finais.
Outbound marketing: você vai até os clientes
No método do outbound, como você deve encontrar o cliente, é preciso que exista um maior entendimento a respeito do usuário. Sendo assim, fica mais fácil quando você pode partir do que ele está pesquisando nas redes de busca. Isso não quer dizer que o Facebook seja uma plataforma ruim para o outbound, ele também é uma excelente ferramenta de segmentação de público. Por isso, você não pode se basear apenas nessas diferenças para definir em qual plataforma você deve usar o seu dinheiro.
Google Ads ou Facebook Ads: Qual escolher?
Ambas como plataformas podem ser utilizadas para todos os tipos de negócios.
O ideal é que você tenha uma estratégia macro em que possa englobar as duas. Como sabemos que muitas vezes o orçamento não permite o uso de ambas, devemos fazer as considerações comentadas no texto.
Essa decisão na maioria das vezes não será fácil, e deve-se obter um número grande de informações para que realmente saibamos qual delas escolher.
Caso você tenha interesse em divulgar sua empresa, entre em contato com a nossa equipe que nós o ajudaremos a aumentar as suas conversões, utilizando as plataformas do Google Ads, Facebook Ads e outras.
Muito Grato.
Obs.: Desculpa, esqueci de agradecer.
Por favor, uma dúvida: A Savvi também assessora pessoa fisica que é AFILIADO em plataformas, para auxiliar nas vendas de infoprodutos? (Eu sou M.E.I. caso necessite ser pessoa juridica)
Caso positivo é possível enviar um orçamento no meu e-mail para que eu possa analisar e alinhar a melhor forma de pagamento a Savvi ?
E qual o prazo minimo dos serviços de assessoria da Savvi em contrato? (Prazo de fidelização // Parceria )
Fico no aguardo.
Pingback: Prepare suas estratégias de marketing para Black-Friday | Savvi Blog
Pingback: Teste A/B: 4 dicas para mensurar seus resultados | Savvi Blog
Pingback: Anúncios nas redes sociais: 5 Dicas para maior performance | Savvi Blog