Definir boas estratégias de marketing para black-friday em 2020 será essencial para garantir que a sua empresa possa se destacar, obtendo, ao menos, uma fatia de vendas que o período pode proporcionar.

Existe quem diga que não vale a pena se preparar para o black-friday, quiçá diminuir o valor para a época. Mas a verdade é uma só: quem diz isso, muito provavelmente não entende a força dessa data especial. 

Enquanto muitos consumidores se preparam o ano inteiro para comprar tudo que desejam com um bom valor… Do outro lado, muitos empreendedores dizem que conseguem, em um único dia, faturar igual a um mês inteirinho de trabalho. 

Bom, mas se você está aqui, já deve saber disso. Portanto, agora só resta continuar a leitura para entender como preparar suas estratégias e aproveitar esse dia tão aguardado pelos empreendedores e consumidores no geral. 

Como preparar suas estratégias de Marketing para Black-Friday?

Não perca tempo, confira logo abaixo as estratégias para Black-Friday mais básicas, para que você prepare bem a sua empresa e assim aproveite as oportunidades de venda do período.

1. Prepare cada promoção com cuidado

Uma boa estratégia para Black-Friday 2020 não envolve simplesmente colocar qualquer item da sua empresa a venda! É preciso preparação, organização, pensar bem em cada item.

Entenda, a Black-Friday não é um momento de se livrar de itens que estão parados na empresa, mas sim de realizar boas vendas e dar uma elevada no seu faturamento.

Por isso, sua primeira ação deverá ser a de revisar bem o seu estoque, verificando os produtos que estão em dia para venda, e organizar os preços e descontos de cada item, levando em consideração:

  • Os custos de cada produto, que precisam ser compensados de alguma maneira no preço de venda.
  • Sua estimativa de “lucro”, que poderá ser um pouco “menor” mas deverá ser considerada.
  • O nível médio de desconto, que se for baixo, com certeza não será atrativo e as vendas poderão não acontecer.

Essa revisão e preparação deverá ter ainda uma ajustada nas fotos e informações técnicas, bem como uma boa contagem dos itens no estoque, para assim não “vender mais do que realmente possui”.

2. Prepare o seu site e suas redes

Definindo os produtos que serão vendidos, é a hora de deixar o seu site de vendas, Marketplace nas Redes Sociais e outros procedimentos bem organizados, de maneira que eles sejam atrativos e responsivos, ajudando o consumidor no seu processo de compra. Isso inclui:

  • Cadastrar bem os itens, com os preços originais e os descontos, incluindo ainda fotografias e boas descrições que ajudem o consumidor a se decidir pela compra.
  • Deixar claros e bem organizados os processos envolvendo o frete do produto.
  • Deixar o estoque virtual bem organizado, de maneira que ele seja organizado conforme as vendas são realizadas.
  • Garanta que todas as integrações de dados referentes ao seu site estejam devidamente estruturadas e funcionais no Google Analytics.

O ideal aqui é que o seu site privilegie as vendas, e que ele atenda as expectativas de uso dos consumidores.

3. Estabeleça bons processos comunicativos

Uma das melhores estratégias Black-Friday que você pode organizar é garantir que o seu site e outros mecanismos de comunicação do consumidor com a empresa sejam bem organizados e responsivos, ajudando a sanar dúvidas.

É claro que a questão da resolução de problemas associados vai precisar do envolvimento de pessoas capacitadas (outro item que deve ser bem organizado).

Mas fora isso, incluindo itens como Dúvidas Frequentes e até mesmo assistentes virtuais (se houver essa possibilidade de investimento para tal) poderá ajudar muito a converter visitas em vendas nesta Black-Friday 2020.

Busque, então, avaliar o processo comunicativo do seu site e redes sociais, de maneira que o atendimento ao consumidor seja o melhor possível, resolvendo problemas com profissionalismo e qualidade.

4. Anuncie

Por fim, mas não menos importante, a melhor estratégia de Marketing para Black-Friday 2020 será anunciar, em locais como Facebook e Google Ads, de maneira que suas promoções cheguem aos seus consumidores.

E sim, isso Irá exigir investimentos e boas ações! Porém as chances de vender aumentam bastante com os anúncios, principalmente neste período em que o consumidor não pesquisa muito e já sai comprando (ele até pode pesquisar antes, mas não durante a Black-Friday).

O planejamento será essencial para uma Black-friday de sucesso!

Você já sabe como preparar suas estratégias de marketing para Black-friday, agora é só colocar cada uma em prática. 

Lembrando que é preciso não só se preparar, como se entregar para que esse dia realmente traga o resultado que você almeja. 

Agora, para finalizar, conte conosco para aumentar ainda mais suas chances de ter sucesso na Black-friday 2020. Nós estamos te esperando para tomar um café e conversar sobre as estratégias, combinado?!

Esse post foi útil para você?

Deixe um comentário