O uso do Teste A/B é mais antigo do que a sua aplicação atual na era digital, já que ele faz parte da estatística, da administração e de diversas áreas.
Na era do Marketing Digital, por exemplo, os testes A/B têm sido um importante aliado na tomada de decisão, ajudando a definir melhor as campanhas e assim usar com eficiência os recursos de vendas.
Se você não faz a menor ideia do que exatamente são os testes A/B, muito menos como aplicar no universo digital, é só continuar a leitura.
Índice
O que são testes A/B?
Os testes A/B, como o nome sugere, servem para comparar o que está sendo feito.
Não são testes comuns, mas dois modelos, sendo que um, por exemplo, conta com uma variável Y e o outro não possui.
Com esses dois modelos, você consegue comparar e medir qual dos dois está dando mais resultados.
Um exemplo básico, mas que vai permitir que você entenda na prática o que são os testes A/B, é: ao invés de uma carta de vendas, você faz dois formatos, para entender qual está convertendo melhor.
Os testes A/B servem para que você deixe de lado o achismo.
Ou seja, se antes você quebrava a cabeça para entender o que não funcionou tão bem na sua landing page, com os testes A/B você tem os dados nas mãos e consegue ver com clareza o que está funcionando e o que não está.
Como eles podem ser usados no universo digital?
O ponto mais interessante a respeito dos testes A/B é que ele pode ser utilizado para ajudar o seu negócio a responder diversos tipos de questionamentos, além de servir como base para tomar novas decisões.
Por isso mesmo que ele é bem personalizado, já que ele é feito considerando a realidade do seu empreendimento e o momento dos seus consumidores.
Vejamos alguns exemplos de testes A/B que você pode realizar:
Alterar o layout
Você pode organizar testes com suas Landing Pages, aquelas páginas utilizadas para captar mais dados do público-alvo, para assim convertê-los em consumidores fiéis.
Mudar o layout de uma página do tipo parece algo simples e sem nenhum tipo de possibilidade, porém você poderá se surpreender.
Imagine, por exemplo, que você deixe o layout da landing page mais chamativo, com pontos bem visíveis e que convidem o olhar do consumidor.
A ideia aqui é fazer essas duas páginas, e colocar as mesmas para funcionarem por alguns dias. Ao final, você capta os dados formalizados e verifica se a alteração do layout realmente deu resultados ou não.
Inserir CTA
Sabia que o local da CTA pode ter um efeito melhor ou pior no desempenho da sua campanha?
Isso pode ser facilmente testado com os testes A/B, onde você faz, por exemplo, uma campanha de E-mail Marketing, colocando a CTA em dois locais diferentes:
- Uma no começo do E-mail.
- Outra ao final do E-mail, depois de todo o conteúdo.
Depois é só analisar os dados, verificando quais opções trouxeram o melhor desempenho.
Taxa de conversão
Que pode ser medida a partir de suas vendas com dois tipos de campanha. Ou mesmo com uma ação na Landing Page ou E-mail Marketing.
A ideia aqui é organizar dois moldes, e verificar a conversão deles, ou seja, o quanto de cada um realmente se concretizou em venda ou responsividade a CTA.
O que o teste A/B precisa para funcionarem bem?
Bom, para que o seu teste A/B funcionem bem, você deve fazer duas opções para os testes, com alterações identificáveis na hora de analisar os dados.
Além disso, você precisa ser organizado, já que o teste A/B só vai trazer bons resultados se você tiver um objetivo em mente e organizar bem cada ponto do teste, e, para finalizar, você precisa ser paciente.
Testes A/B: Ferramentas mais usadas
Você precisa saber quais são as ferramentas utilizadas para organizar Testes A/B e assim medir o desempenho deles. Pensando nisso, veja abaixo alguns exemplos:
- Google Optimize – que permite diversas personalizações de testes, além de gráficos bem organizados para que se compreendam os resultados.
- RD Station Marketing – com diversas opções de Testes A/B, além de especialistas para ajudar nas criações e análises.
Dentre outras opções, como a Optimizely e VWO.
Conclusão: teste A/B não só é importante, como pode fazer você subir muito mais rápido!
Para finalizar, uma dica de ouro: não fique conferindo os resultados a cada cinco segundos.
Se você está aqui, leu o trecho onde eu disse que é necessário ter paciência. Portanto, não fique conferindo o tempo inteiro, seja paciente e saiba que o resultado pode demorar 1 hora, 1 dia ou 10 dias.
Caso o seu teste não dê resultados consideráveis, continue tentando fazer outros testes A/B.
Se um não gerou um grande impacto, não significa que o próximo não vai gerar. É assim que funciona, apenas continue.
Aqui é a Manuela Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.