O uso do Teste A/B é mais antigo do que a sua aplicação atual na era digital, já que ele faz parte da estatística, da administração e de diversas áreas.

Na era do Marketing Digital, por exemplo, os testes A/B têm sido um importante aliado na tomada de decisão, ajudando a definir melhor as campanhas e assim usar com eficiência os recursos de vendas.

Se você não faz a menor ideia do que exatamente são os testes A/B, muito menos como aplicar no universo digital, é só continuar a leitura.

O que são testes A/B?

Os testes A/B, como o nome sugere, servem para comparar o que está sendo feito.

Não são testes comuns, mas dois modelos, sendo que um, por exemplo, conta com uma variável Y e o outro não possui.

Com esses dois modelos, você consegue comparar e medir qual dos dois está dando mais resultados.

Um exemplo básico, mas que vai permitir que você entenda na prática o que são os testes A/B, é: ao invés de uma carta de vendas, você faz dois formatos, para entender qual está convertendo melhor.

Os testes A/B servem para que você deixe de lado o achismo.

Ou seja, se antes você quebrava a cabeça para entender o que não funcionou tão bem na sua landing page, com os testes A/B você tem os dados nas mãos e consegue ver com clareza o que está funcionando e o que não está.

Como eles podem ser usados no universo digital?

O ponto mais interessante a respeito dos testes A/B é que ele pode ser utilizado para ajudar o seu negócio a responder diversos tipos de questionamentos, além de servir como base para tomar novas decisões.

Por isso mesmo que ele é bem personalizado, já que ele é feito considerando a realidade do seu empreendimento e o momento dos seus consumidores.

Vejamos alguns exemplos de testes A/B que você pode realizar:

Alterar o layout

Você pode organizar testes com suas Landing Pages, aquelas páginas utilizadas para captar mais dados do público-alvo, para assim convertê-los em consumidores fiéis.

Mudar o layout de uma página do tipo parece algo simples e sem nenhum tipo de possibilidade, porém você poderá se surpreender.

Imagine, por exemplo, que você deixe o layout da landing page mais chamativo, com pontos bem visíveis e que convidem o olhar do consumidor.

A ideia aqui é fazer essas duas páginas, e colocar as mesmas para funcionarem por alguns dias. Ao final, você capta os dados formalizados e verifica se a alteração do layout realmente deu resultados ou não.

Inserir CTA

Sabia que o local da CTA pode ter um efeito melhor ou pior no desempenho da sua campanha?

Isso pode ser facilmente testado com os testes A/B, onde você faz, por exemplo, uma campanha de E-mail Marketing, colocando a CTA em dois locais diferentes:

  • Uma no começo do E-mail.
  • Outra ao final do E-mail, depois de todo o conteúdo.

Depois é só analisar os dados, verificando quais opções trouxeram o melhor desempenho.

Taxa de conversão

Que pode ser medida a partir de suas vendas com dois tipos de campanha. Ou mesmo com uma ação na Landing Page ou E-mail Marketing.

A ideia aqui é organizar dois moldes, e verificar a conversão deles, ou seja, o quanto de cada um realmente se concretizou em venda ou responsividade a CTA.

O que o teste A/B precisa para funcionarem bem?

Bom, para que o seu teste A/B funcionem bem, você deve fazer duas opções para os testes, com alterações identificáveis na hora de analisar os dados.

Além disso, você precisa ser organizado, já que o teste A/B só vai trazer bons resultados se você tiver um objetivo em mente e organizar bem cada ponto do teste, e, para finalizar, você precisa ser paciente.

Testes A/B: Ferramentas mais usadas

Você precisa saber quais são as ferramentas utilizadas para organizar Testes A/B e assim medir o desempenho deles. Pensando nisso, veja abaixo alguns exemplos:

  • Google Optimizeque permite diversas personalizações de testes, além de gráficos bem organizados para que se compreendam os resultados.
  • RD Station Marketingcom diversas opções de Testes A/B, além de especialistas para ajudar nas criações e análises.

Dentre outras opções, como a Optimizely e VWO.

Conclusão: teste A/B não só é importante, como pode fazer você subir muito mais rápido!

Para finalizar, uma dica de ouro: não fique conferindo os resultados a cada cinco segundos.

Se você está aqui, leu o trecho onde eu disse que é necessário ter paciência. Portanto, não fique conferindo o tempo inteiro, seja paciente e saiba que o resultado pode demorar 1 hora, 1 dia ou 10 dias.

Caso o seu teste não dê resultados consideráveis, continue tentando fazer outros testes A/B.

Se um não gerou um grande impacto, não significa que o próximo não vai gerar. É assim que funciona, apenas continue.

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