A responsividade é um termo aplicado no desenvolvimento web para sites em geral, e é uma das características mais importantes atualmente, por vários motivos. Muitos, inclusive, você vai entender no decorrer do conteúdo.
Basicamente, a responsividade é um conjunto de configurações que o site recebe, onde ele identifica o dispositivo usado pelo público para acessar o site e realiza as readaptações do layout dele para que o acesso ao site seja mais confortável.
Quando um site recebe o fator responsividade, ele ajusta alguns pontos, como imagens, tamanho de letras, botões, e tantos outros recursos, conforme o meio de acesso, principalmente em celulares e tablets.
Só que isso, meu amigo, se você está aqui, você já sabe. O que você não sabe, mas esse conteúdo vai esclarecer, é a importância da responsividade para a UX da sua comunicação digital.
É uma leitura super rápida que fará uma enorme diferença para o seu negócio!
Índice
Qual é a real importância da responsividade para a UX da sua comunicação digital?
De maneira geral, a responsividade é muito importante para que dois pontos essenciais a qualquer relação comercial feita pela internet sejam satisfatórios, a UX e a UI. Vejamos seus significados:
- UX (Experiência do usuário) – que seria toda a sensação do consumidor ao acessar o seu site, envolvendo itens como se ele encontrou o que procurava, mas principalmente se o site foi rápido, o layout e as letras satisfatórias, as imagens legíveis, etc.
- UI (Interface do usuário) – que corresponde principalmente aos comandos que o consumidor faz no site, como uma compra, o envio de uma mensagem, um compartilhamento, e assim por diante.
O ponto essencial aqui é: se a UI/UX forem ruins, a experiência geral do usuário com o seu site será também insatisfatória, e aí isso pode levar o público a parar de consumir com o seu negócio.
Com isso, é importante compreender o seguinte: não basta que você tenha um ótimo produto ou serviço, que esteja sempre nas redes sociais produzindo conteúdo para atrair tráfego, se o seu site não possui responsividade.
Seu site é o seu canal de vendas, e ele estando ruim e desorganizado, temos o comprometimento da experiência dos consumidores, o que faz com eles busquem opções mais agradáveis de consumo.
Por isso, enquanto você estiver investindo no seu negócio, buscar opções para deixar o seu site responsivo, com boa UI/UX, vai ser essencial para que ele aumente as chances de vender mais e melhor.
Outros benefícios de um site responsivo, com boa experiência do usuário, são:
- Você atinge mais consumidores, já que vários deles acessam a internet por apenas um tipo de dispositivo, como o celular.
- A taxa de rejeição do seu canal de vendas pode diminuir.
- Aumento da conversão de Leads.
- Seu site pode passar a ser mais compartilhado e indicado pelos consumidores, principalmente nas Redes Sociais.
Desenvolvimento web para responsividade
Acho que deu para você perceber, então, que o desenvolvimento web para atingir a responsividade é um ponto ideal para quem depende de um site para fazer negócios, seja ele de vendas, ou mesmo um blog.
Mas como esse é um processo, exigindo preparação financeira e uso de profissionais qualificados, existem algumas ações que você já pode ir fazendo para melhorar a responsividade do seu site, como:
- Reorganizar o layout.
- Melhorar os menus, para que a navegação entre os itens fique mais fácil.
- Alterar a fonte da letra, o fundo da tela.
- Melhorar a qualidade das imagens, repostando as mesmas depois de realizar tratamentos.
Até que você possa buscar profissionais que possam deixar o seu site responsivo, melhorar esses pontos já deve dar uma boa ajuda para melhorar o acesso e uso dele.
Ah, e se ainda for muito difícil aplicar a responsividade nas ações digitais do seu negócio, seguem duas alternativas que podem te ajudar enquanto você projeta suas ações na área:
- Investir no desenvolvimento de um Aplicativo para o seu negócio. Vai exigir um pouco de tempo e dedicação, mas dependendo dos seus processos ele pode ser feito de maneira simples e rápida.
- Investir em plugins que adaptem o site para o acesso a um dispositivo móvel, como o celular.
Só essas ações já vão ajudar muito na sua comunicação digital. Acredite, o simples já funciona.
Conclusão: a responsividade é fundamental para o crescimento do seu negócio!
É muito importante, e pode ser o que o seu site precisava para efetivamente se desenvolver, aumentando os acessos e consequentemente as vendas.
Por isso, busque opções de investimento na área, para que assim o seu negócio ganhe novas chances de crescer no mercado em que atua!
Por fim, agora que você já sabe a real importância da responsividade para o seu negócio e toda a comunicação digital dele, que tal aprender mais sobre o assunto?
Fizemos outro conteúdo, explicando o papel do UI/UX no Marketing Digital, que com toda certeza vai complementar seus conhecimentos e te deixar ainda mais integrado ao assunto e sua importância. Não deixe de ler!