Quem tem um site já deve ter ouvido falar dos termos taxa de rejeição ou bounce rate. Porém, você sabe exatamente o que essas palavras significam, e como elas podem impactar a atuação do seu negócio no mundo digital?

Independente da sua resposta, acredito fortemente que você vai gostar de saber que esse artigo foi praticamente desenhado para sanar essa dúvida, contendo, como um plus, algumas dicas essenciais para melhorar o seu site e reduzir sua taxa de rejeição.

O que é taxa de rejeição?

O cálculo da taxa de rejeição é feito com a divisão das sessões de página única por todas as sessões.  Ou seja, ela é a porcentagem de todas as sessões do seu site nas quais os usuários visualizaram somente uma página e acionaram apenas uma solicitação ao servidor do Google Analytics.

Isso ocorre, por exemplo, quando um usuário abre uma única página do seu website e, em seguida, fecha a janela.

O que pode influenciar a taxa de rejeição?

A taxa de rejeição pode acontecer por fatores relacionados ao site do seu negócio, como:

  • Site desorganizado e sem foco ou objetivo.
  • Conteúdo mal produzido e que não agrega valor ao consumidor.
  • Demora no carregamento da página, que pode tirar o cliente do site antes mesmo dele abrir.
  • Não estar no formato mobile (Smartphones). Lembre-se: muitos consumidores usam apenas celulares para acessar a internet!

Mas também outros fatores alheios ao seu site, como:

  • O consumidor encontrou o que buscava e já saiu.
  • O mesmo está sem tempo de acessar com mais calma a página.

O importante sobre a taxa de rejeição é que ela é muito variável, principalmente de acordo com o tipo de site que você utiliza, e o objetivo dele. Inclusive, é por esse motivo que nem mesmo o Google usa essa temática para organizar o seu ranking de buscas orgânicas.

Como melhorar a taxa de rejeição?

Vejamos algumas ações que podem ser tomadas para melhorar a performance do site que você gerencia, sendo ele de vendas, ou blog, diminuindo o abandono do site e te ajudando a aumentar o seu faturamento com ele. 

  • CTA – que devem estar em locais estratégicos, como o início das páginas. Devem também fazer boas chamadas e indicações, instigando o visitante a permanecer na sua página e passear pelo seu site.
  • Formato para celular – só lembrando que muitos usuários possuem apenas Smartphones, e que sua página precisa ser responsiva para eles, buscando garantir maior acesso e permanência.
  • Linkagem – invista em links internos dentro do seu site, com postagens que levam a outras. Isso contribui para engajar sua página também.
  • Pense como usuário – analisando itens como design, facilidade de navegação, confiança das informações, etc. Olhar sob o ponto de vista dele te ajuda muito a identificar os pontos a serem melhorados.
  • Velocidade – o tempo de carregamento da página pode influenciar muito para o aumento da taxa de rejeição. Analise como anda a do seu site para melhorar se for o caso.

Conclusão: sempre acompanhe o desempenho do seu site!

Se você chegou até aqui, sabe bem que a taxa de rejeição é uma métrica importantíssima, para não dizer essencial. Por ser tão importante, você deve acompanhá-la sempre. 

O mais interessante é que você não deve acompanhá-la para não destruir o seu negócio, mas para ajudá-lo. Afinal, acompanhando sempre, você consegue ter alguns indicativos do que precisa ser melhorado para impactar positivamente o seu negócio. 

Para finalizar, se você precisar de ajuda, é só entrar em contato conosco. Acredite, é uma conversa que dura poucos minutos, mas que pode ser o início de algo que você jamais acreditou ser possível para o seu negócio. 

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