Preço competitivo, qualidade no atendimento e mais uma gama de diferenciais, não garantem que os clientes irão lotar a sua loja ou agenda. Com a população cada vez mais envolvida no mundo digital, ter presença online forte deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma obrigação, nesse contexto para ajudar a conectar marcas e empresas a pessoas, surgiu em 2014 o Google Meu Negócio.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita cujo objetivo é facilitar que consumidores descubram e tenham informações sobre o seu negócio da maneira mais rápida e prática possível, diretamente na página de pesquisa ou no Google Maps.
Com uma boa descrição na sua ficha no Google Meu Negócio, é possível ganhar mais visibilidade, podendo garantir mais ligações e contatos a cada dia. Esse aumento pode variar de negócio para negócio mas sem dúvidas vale a pena fazer o teste, como uma empresa americana que testou e conseguiu aumentar a visibilidade em 68% em apenas um mês.
Muitos são os fatores para classificar se o seu negócio irá aparecer em destaque para um cliente em potencial. No entanto, você não terá controle sobre alguns fatores, como distância que a pessoa se encontra do seu negócio ou as palavras que ela utilizará para buscar o seu produto ou serviço. Mas muito se pode fazer para ganhar mais destaque nessa plataforma, o google menciona três categorias para esse ranqueamento: relevância, distância e proeminência. Para se melhorar esses fatores vamos dar algumas dicas para melhorar seu posicionamento.
Índice
Nome do seu negócio
Ter um nome compatível com o nome que você colocou nas redes sociais e tem na sua presença digital é imprescindível para o google te dar mais relevância, pois ele faz um link da sua página com as outras páginas da web, como facebook e outras
Ficha de informações
Ter uma ficha completa com todas as informações atualizadas faz diferença no ranqueamento. Atualize se seu negócio irá abrir nos feriados e sempre verifique se há novidades.
Gerencie os cometários e mensagens
Responda os reviews e habilite o recebimento de mensagem pelo aplicativo do Google Meu Negócio, a sua taxa de resposta e o número e qualidade dos reviews são importantes para o destaque do seu negócio e também para melhorar sua taxa de conversão pois passa maior credibilidade aos clientes que não conhecem sua marca. Uma boa dica aqui é enviar o formulário de avaliação para os clientes. Ele pode ser encontrado na página de início do seu Google Meu negócio.
Escolha as categorias do seu negócio
As categorias descrevem seu negócio, não o que ele faz ou vende. Essa opção irá liberar no menu de serviços que você insira os serviços ou produtos que sua empresa oferece. Nessa outra aba, descreva seu produto colocando as palavras chave que você percebe que seus clientes buscam para encontrar seu produto ou serviço.
Faça postagens frequentes
Adicionar fotos mostra às pessoas seus produtos e serviços e pode ajudá-lo a contar a história da sua empresa. Imagens precisas e atraentes também podem mostrar aos clientes em potencial que sua empresa oferece o que eles estão procurando.
Como você pode perceber, o Google Meu Negócio, possui tarefas recorrentes, como postagens, resposta a avaliações e mensagens, atualizações da ficha de cadastro, atualizações de serviços e produtos dentre outras. Tendo em vista esse grande trabalho e possibilidade de melhora dos resultados da sua empresa, recomendamos que você invista o seu tempo ou considere contratar a Savvi Marketing Digital, para otimizar essa plataforma para seu negócio!
Boa sorte na sua jornada!
Rubens Maria
Gerente de Marketing at Savvi