A experiência do usuário parece um tema novo, mas na verdade nem é tão atual assim, embora ele tenha sido remodelado considerando o crescimento e fortalecimento das atividades no meio digital.

Existem pessoas que falam que a experiência do usuário é apenas o visual, o design de um site, mas vai muito além. 

Se você está curioso para entender essa tal influência da experiência do usuário nos seus resultados no digital, e até entender melhor do que se trata UX, é só continuar a leitura do conteúdo. 

O que é UX – ou experiência do usuário?

Experiência do usuário é basicamente tudo o que o seu consumidor recebe enquanto entra em contato com as diversas plataformas na esfera digital onde o seu negócio acontece.

Envolve principalmente os sites para compra e venda ou mesmo em consumo de conteúdo, mas até mesmo em canais como: Instagram, Youtube, WhatsApp, etc.

Importante dizer que sempre vai ter “experiência”, sendo ela positiva ou negativa. 

Basicamente, para que você entenda, a qualidade da experiência do usuário é medida em quanto tempo o usuário fica no site, e se ele vai ter uma ação positiva, como realizar uma compra, por exemplo. 

Experiência do usuário faz com que quem está visitando seu site ou aplicativo se sinta confortável o suficiente para ficar por uns bons minutos navegando. 

Como UX influencia seus resultados no digital?

A resposta é bem simples: se a experiência do usuário no seu site e outras páginas for ruim, a chance é de que ele não volte tão cedo, ou mesmo nunca mais, para o seu negócio.

Cada vez mais, o consumidor toma decisões baseando-se na experiência, e assim como no mercado físico, ele toma decisões do tipo não acessar mais se a experiência for ruim.

Para o seu negócio online isso significa muitas coisas:

  • Queda nas vendas.
  • Maiores investimentos em recuperação de consumidores, que são caros, pois podem exigir ações como Tráfego Pago, etc.
  • Atraso no alcance dos seus objetivos de negócio.

Por isso, o que você deve fazer é: analisar como é a experiência do usuário no seu site e realizar melhorias necessárias. E isso deve ser feito constantemente!

O que o seu negócio precisa para ter uma boa experiência do usuário?

Existe muito mais que pode ser feito, mas esse é o básico para melhorar o que não está bacana.

Preparado? Caso tenha respondido positivamente, é só conferir abaixo. 

Atender padrões humanos

Isso parece ser difícil de ser alcançado em dispositivos digitais, porém é possível atender certos padrões humanos na experiência do usuário na sua página.

Basta investir em criações mais aproximadas com temas da realidade, com palavras, chamadas, incentivos reais. Vídeos e imagens mais personalizadas também ajudam muito no procedimento.

Design

Item essencial para uma boa experiência do usuário, sendo que o mesmo deve ser atrativo, tranquilo, fácil de usar, permitindo e incentivando o acesso constante.

Exige um bom trabalho de especialistas de UX para chegar na criação ideal a sua empresa, mas vale muito cada investimento realizado.

Responsividade

Aqui, dentre o mais básico, temos: o site deve ser rápido no carregamento; e também ser adaptável aos dispositivos da atualidade.

A maioria dos consumidores faz muitas coisas pelos Smartphones, e se o seu site não está neste formato, com toda certeza você perde clientes!

Acessibilidade

Permitindo pontos, como: aumentar a letra, modificar padrões de cores, ouvir o conteúdo, dentre tantos outros.

A tecnologia não faz discriminação de pessoas, e nem o seu site deve fazer! Consumidor é consumidor.

Ser intuitivo

Uma boa experiência do usuário é certamente atingida quando o consumidor consegue navegar pelo site sem problemas, compreendendo rapidamente suas principais funcionalidades.

Ser original

Com conteúdos bem feitos e organizados, que reflitam bem a sua empresa e o trabalho dela. O consumidor percebe quando os mesmos são copiados de algum lugar.

Valor e credibilidade

A originalidade vai te ajudar a levar dois itens extra para a experiência do consumidor: agregar valor à sua ação e ao que ele está recebendo, o que faz aumentar a sua credibilidade no mercado.

Conclusão: a experiência do usuário é essencial para qualquer negócio!

Talvez você não ouça muito sobre UX, mas a verdade é que quem enxerga a valia e entende o quanto isso influencia nos resultados no digital, está à frente no mercado. 

Caso esse conteúdo tenha aberto sua cabeça para essa possibilidade, eu sugiro que você separe alguns minutos na sua agenda para conversar conosco. 

Nós, da Savvi, somos especialistas em criar experiências únicas através de uma abordagem centrada no usuário. 

Podemos te ajudar a garantir o melhor para o seu negócio, então, entre em contato e faça o jogo mudar para o seu negócio.

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