O dia a dia de absolutamente todas as pessoas é repleto de tomadas de decisão, avaliações sobre o que não devemos e queremos fazer. Muita gente nem percebe, mas a maioria dessas decisões são tomadas de maneira inconsciente, ou seja, sem muito raciocínio, promovidas pelos gatilhos mentais.
Gatilhos mentais são decisões pré-programadas que o nosso inconsciente toma, o que previne, e muito, o gasto de energia e raciocínio para chegar a conclusão de algo.
Eles fazem parte da nossa vivência, e são organizados de acordo com experiências passadas, buscando prevenir momentos de estresse e cansaço mental.
Agora que você tem ao menos noção do que são os gatilhos mentais, continue a leitura e entenda o quão poderoso pode ser utilizá-los na sua estratégia de marketing digital.
Índice
O poder dos gatilhos mentais na sua estratégia de Marketing Digital
Sim, os gatilhos mentais podem ser aplicados em diversas estratégias de Marketing Digital, considerando que, se você buscar compreender bem o que o consumidor busca e necessita, poderá ofertar de maneira mais persuasiva a ele!
É claro que essas ações deverão ser feitas com o máximo de compromisso e responsabilidade, já que o próprio mercado analisa ações de vantagem de empresas sobre pessoas, e isso não deve ser feito.
Porém, existem diversas técnicas que permitem às organizações apresentarem de maneira mais convincente e atrativa os seus produtos/serviços através de gatilhos mentais que contribuem para a formalização das vendas.
Os melhores gatilhos mentais para sua estratégia
Logo abaixo estão os melhores e mais usados gatilhos mentais.
Isso significa que você deve utilizar todos ao mesmo tempo para garantir o máximo de resultados? Não, de jeito nenhum.
Abusar dos gatilhos mentais pode causar o efeito rebote, afastando as pessoas que você está tentando atrair. Portanto, seja cuidadoso, afinal, ainda são pessoas falando com outras pessoas.
1. Estabelecer confiança
Um dos melhores gatilhos mentais que você pode desenvolver no seu Negócio Online é estabelecer dentro dele mecanismos que aumentam a confiança do consumidor nas ações desenvolvidas.
Aqui é importante demonstrar itens que vão trazer a certeza da entrega do produto ou serviço, da segurança dos dados captados, da conversa no pós-venda para resolver os problemas que podem acabar surgindo, dentre tantos outros.
Para fazer isso, você pode destacar os dados que agregam confiança na divulgação dos produtos, ou mesmo adicionar depoimentos de antigos consumidores, que demonstram esse fator.
E a confiança é um gatilho mental justamente porque nenhum consumidor deseja passar por problemas em suas compras, e que eles procuram sim por empresas que possam atender suas necessidades de maneira correta!
2. Focar no lado humano
Embora o Marketing Digital seja feito por intermédio de máquinas e equipamentos, as pessoas ainda buscam por contextos e sensações humanas naquilo que seguem e compram.
Isso é facilmente percebido em ações de blogueiras no Youtube, que falam sobre coisas reais, como maternidade, limpar a casa, autocuidado, dentre outros. As pessoas seguem porque se identificam.
Por isso, um dos melhores gatilhos mentais que podem ser trabalhados no seu Negócio Online é a questão de focar no lado humano, evidenciar essa conexão humana com o consumidor.
É mais ou menos assim: você não está divulgando aquele produto ou serviço porque ganha dinheiro com ele, mas sim porque ele mudou ou melhorou algum aspecto da sua vida, e pode fazer o mesmo com os seus consumidores.
Vale pensar muito em temáticas do tipo, já que sensações, mesmo que sejam subjetivas (não palpáveis e mensuráveis), ajudam muito na conquista dos clientes!
3. Trabalhar com o conceito de novidade
Outra das opções de gatilhos mentais capazes de ajudar muito na promoção e consequentemente nas vendas de algo é a questão de evidenciar a novidade do item, ou mesmo as inovações que um item já conhecido possui.
Isso é feito o tempo todo em itens tecnológicos e não é à toa: eles ajudam muito a criar expectativa, antecipação, desejo, vontade de participar desse item novo que está por vir!
Então por exemplo: se você está divulgando um Infoproduto que nunca foi liberado no Brasil, como uma nova técnica de confeiteiro, invista na questão da novidade para angariar vendas!
Divulgue que não existe no Brasil, que quem dominar a técnica sairá primeiro no mercado, que a mesma irá cair no gosto popular, etc.
E assim você consegue trabalhar bem um gatilho mental no seu negócio!
Conclusão: Seja mais persuasivo nas estratégias com ajuda dos gatilhos mentais!
Os gatilhos mentais fazem uma enorme diferença quando bem aplicados. Afinal, eles só “ativam” os atalhos que estamos procurando inconscientemente para fazer boas escolhas com o menor gasto de energia possível.
Não fique receoso em utilizar nas suas estratégias de marketing digital, mas tome cuidado para não abusar e sofrer o efeito rebote.