Sua empresa com toda certeza coleta diariamente diversos tipos de dados, principalmente dos consumidores e de toda a interação promovida com eles.
Porém, o quanto desses dados você realmente analisa? De onde esses dados são encaminhados… Facebook, Instagram, Blog? Como esses dados são organizados para a análise?
Se você respondeu “não sei” para pelo menos uma dessas perguntas, é sinal de que o seu negócio precisa o quanto antes de uma solução de integração de dados.
Continue a leitura para que você compreenda o que é isso, e como ele pode ser bem utilizado para melhorar a atuação do seu negócio.
Índice
O que é a integração de dados?
A integração de dados é um procedimento feito por sistemas de computação, que possuem algumas finalidades específicas, como:
- Unificar o local de armazenagem de dados diversos de uma empresa.
- Organizar esses dados seguindo especificidades ou protocolos.
- Permitir que esses dados sejam analisados a partir de vários pontos de vista e situações. Inclusive, as análises podem ser feitas não apenas pelo fator humano, mas também por softwares programados para esse fim.
Estando na era digital, onde tudo necessita de computadores, smartphones, e principalmente de informações para poder acontecer, a integração de dados é um item indispensável para a maioria das empresas.
Mas eu já vou falar melhor sobre isso… Antes, vejamos o que é necessário para que um processo de integração de dados possa acontecer:
- API – que permite criar os parâmetros para que os dados sejam coletados, independente da plataforma utilizada. Os dados são entregues em formatos semelhantes a planilhas do Excel, sendo os formatos XML e CSV os mais conhecidos.
- Banco de dados – que é basicamente o local onde os dados coletados serão armazenados, para que sejam utilizados em algum momento. Eles podem ser relacionais (com itens que demonstram a relação entre um dado e outro)e não relacionais (com dados individuais, o que permite vê-los de maneira integral).
- Sistemas legados – que são sistemas mais antigos, mas com dados ainda válidos, que precisam ser integrados a alguns sistemas atuais, para que assim os dados deles permaneçam e possam ser perpetuados.
É claro que o seu negócio dificilmente irá necessitar de um sistema legado, porém um bom API e banco de dados acaba sendo essencial para que uma integração de dados possa acontecer!
Integração de dados são parte fundamental do futuro da sua empresa
Agora vem a parte chave deste artigo!
“Por que eu preciso pensar e investir em procedimentos de integração de dados?”
Simples: porque a sua empresa depende de dados para sobreviver! Sempre!
Pensa aqui comigo rapidinho: todos os dias você repassa e colhe dados com os seus consumidores, sejam e-mails e número de WhatsApp, até pontos como necessidades, desejos, indicações, etc.
Mas esses dados vêm para o seu negócio a partir de várias fontes. Redes Sociais, sites, pessoalmente, e assim por diante.
Como você organiza tudo isso, de uma maneira que esses dados sejam efetivamente transformados em informações úteis para as suas tomadas de decisão? Na agenda, planilha, post-it, memória?
Por isso que a integração de dados é importante. Ela te ajuda a coletar esses itens, organizar, e filtrar os mesmos, para assim saber bem o que está acontecendo no seu negócio e nas ações cotidianas dele.
Antes que se pergunte, não é tão complicado assim fazer uma boa integração de dados, precisando apenas que:
- Busque simplificar ao máximo os itens de distribuição deles. Muitas linhas e colunas podem deixar a avaliação complexa e atrapalhar ainda mais o andamento do seu negócio.
- Promova treinamentos com sua equipe, para que eles possam alimentar corretamente as plataformas integradas. Não adianta integrar dados se eles não estão sendo inseridos!
- Não se esqueça de fazer as atualizações do sistema escolhido. Elas existem por motivos bem específicos e não podem ser ignoradas.
Conclusão: A integração de dados é útil a qualquer tipo de negócio!
Principalmente aqueles que dependem amplamente da atuação em mídias de performance para funcionar e definir estratégias.
Por isso, não buscar opções que promovam a integração de dados no seu negócio é perder tempo, dinheiro, e deixar sua atuação sujeita a muitos erros perigosos, mas que podem ser evitados!