Se você está aqui, não é novidade para você que vale a pena investir em Facebook Ads, assim como também não é algo inédito que você deve, além de criar as campanhas, trabalhar para otimizar suas campanhas no Facebook constantemente, em busca de melhores resultados.

A questão é que se existe algo pior do que não enxergar o quanto o Facebook Ads é importante para o negócio, isso é não otimizar ao máximo suas campanhas. Afinal, se você não melhorar, você só vai perder dinheiro. 

Não queremos, obviamente, que isso aconteça com você. Portanto, continue a leitura do conteúdo e saiba como otimizar ao máximo suas campanhas do Facebook, conseguindo os resultados que você sempre sonhou para o seu negócio!

5 estratégias para otimizar suas campanhas no Facebook

Eu preciso te adiantar que são estratégias absurdamente simples, mas que vão fazer uma enorme diferença para as suas campanhas. Mesmo que não pareçam tão “glamourosas”, é um erro irreparável subestimá-las. 

Entendido até aqui, confira abaixo com bastante atenção. 

1. Explore todos os seus públicos

Nas configurações da plataforma do Facebook Ads, é possível segmentar públicos de diversas maneiras diferentes. Sendo assim, fique atento e não deixe de explorar todas as oportunidades que estão à sua disposição. 

No geral, a principal ferramenta de segmentação de público é a de  “públicos personalizados”. 

Nela, é possível que você entregue anúncios para pessoas que já visitaram suas redes em algum momento, pessoas que assistiram a maior parte dos seus vídeos, acessaram determinadas páginas do seu site ou compraram produtos nele e até mesmo alguma lista de clientes antigos para que você possa atingi-los novamente.

Assim que você encontrar os melhores públicos personalizados para suas vendas, é possível também encontrar outras pessoas que possuem as mesmas características de tais compradores. Essa ferramenta é chamada de “públicos semelhantes”.

Basicamente, ela utiliza algum público personalizado criado previamente por você e, a partir disso, cria uma nova lista de usuários que possuam o perfil semelhante. Você pode selecionar qual a porcentagem de semelhança quer encontrar dentro de uma determinada região.

Vamos exemplificar: 

Imagine que você tenha criado um público personalizado de todas as pessoas que compraram o produto X da sua loja. Agora, você pode encontrar o público de 1% das pessoas que mais se assemelham a essas compradoras do produto X dentro do Brasil. Não é demais?

2. Faça testes recorrentes

Muitas pessoas sabem o que é o teste A/B do Facebook Ads, mas muitas vezes essa ferramenta é negligenciada pelos usuários.

Ela é de extrema importância para que você descubra quais ações irão trazer melhores resultados para você. Imagine que você queira entender se seus anúncios possuem um desempenho melhor para pessoas de 18 – 65 anos ou de 35-65 anos.

É indispensável que você faça esse teste através da ferramenta de teste A/B para que consiga validar essa diferença com plena certeza, sem que outros fatores interfiram no seu teste.

Sendo assim, para um melhor desempenho dos seus anúncios, crie uma rotina de testes e com isso você sempre estará em constante melhora nos resultados.

3. Qualidade

Postagens e anúncios no Facebook precisam mais de qualidade do que quantidade em si para que funcionem como você espera, trazendo vendas, engajamento, conhecimento da sua marca, dentre outros.

Aqui é investir bem na montagem de cada anúncio ou postagem, trazendo alto nível em itens como:

  • Imagens e vídeos, que sejam autênticos e bem organizados.
  • Textos, que não apenas tenham técnicas de SEO para melhorar o posicionamento, mas também que agreguem valor ao consumidor e contribuam para que ele vá se ambientando com o seu negócio.
  • Links, sendo que o processo deve ser rápido e eficaz, e que a Landing Page deve estar bem estruturada, trazendo uma boa experiência ao consumidor e concretizando o objetivo do anúncio ou publicação!

O processo de otimização de campanhas no Facebook está muito relacionado ao tipo de campanha que se organiza, sendo essencial que elas sejam bem feitas e assim atendam ao consumidor em suas necessidades.

4. Use as informações do Facebook

Quem já criou, ou pelo menos tentou criar, qualquer tipo de campanha no Facebook já percebeu que a plataforma possui métricas próprias, e usa as mesmas para te informar melhor a respeito do “possível desempenho” do seu anúncio.

A dica aqui é: use essas informações, siga o que eles falam, porque o Facebook bem sabe o que te sugere!

Um ótimo caminho para você descobrir o que pode ser melhorado nos seus anúncios é dividi-los em etapas. 

Primeiramente, as pessoas veem seus anúncios, depois, caso se interessem, clicam neles para passar para a próxima etapa, que pode ser desde chegar até uma determinada página ou mesmo um contato no WhatsApp. 

Separando as etapas dessa forma e utilizando das métricas do Facebook, você pode encontrar o que não está tendo um bom resultado. Por exemplo, se seus anúncios estão levando muitas pessoas para a página de destino mas poucas pessoas estão comprando, isso quer dizer que o problema está na sua página. 

Após identificar em qual etapa está o problema, você deve tentar identificar qual o problema com essa etapa. No caso, podemos encontrar problemas com o tempo de carregamento da página, afastando os clientes, ou até mesmo o preço dos seus produtos que se encontram em tal página.

Da mesma forma, se você identifica que muitas pessoas estão vendo o seu anúncio mas poucas interagem ou clicam para a próxima etapa, facilmente você pode concluir que o problema está na etapa dos anúncios. Assim, você pode identificar qual melhoria pode ser feita e com isso testar novas possibilidades de anúncios até encontrar o modelo que mais atrai os usuários.

5. Use seus dados para otimizar suas campanhas no Facebook

Aqui consiste principalmente em, antes de colocar a sua nova campanha no Facebook para funcionar, analisar bem o desempenho das campanhas anteriores, buscando principalmente por dados que mostram os bons desempenhos delas.

A ideia é que você persista nas áreas que estão dando certo, e promova modificações nas áreas que não estão acontecendo como se esperava. Essas mudanças devem ser pensadas para que se alcance um desempenho superior à campanha anterior.

E sim, em alguns momentos você estará basicamente realizando testes, e isso é bem normal para quem trabalha com Marketing Digital, já que as informações da área mudam constantemente.

Dentre os itens que você deve analisar e modificar, temos: desempenho entre as segmentações do público-alvo escolhido; em relação ao horário de lançamento; a partir do tipo de mídia utilizada, dentre tantos outros.

Conclusão: a “mágica” acontece quando você consegue otimizar suas campanhas no Facebook!

Não saber como otimizar suas campanhas no Facebook é estar deixando dinheiro na mesa, ou pior: você está perdendo o dinheiro que está investindo. 

Com as estratégias que você acabou de conferir, você não só vai deixar de queimar dinheiro, como terá resultado inimagináveis

Agora, para finalizar o conteúdo com chave de ouro, se você realmente quer impulsionar suas vendas, e adoraria contar com um time certificado, conte conosco. 

Nós podemos ser a mão que você busca para conseguir alcançar os maiores objetivos do seu negócio. Vamos tomar um café para debatermos as melhores soluções para você? 

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