Mesmo sem saber, é comum que a maioria das pessoas se deparem constantemente com diversas ações de Marketing Digital, seja nas Redes Sociais, como Facebook e Instagram, ou seja nos Blogs, sites de pesquisa, lojas de compras, etc.
O Marketing Digital é uma resposta às necessidades de consumo, mas também às novas formas tecnológicas, trazidas até nós principalmente no século XXI, mas existentes desde o final do século XX.
É fácil de ver, e até de entender, que o MKT digital é essencial para qualquer modelo de negócio hoje, auxiliando empresas em diversas situações.
Se você quer saber de forma simples o que é o marketing digital e quais são as estratégias mais utilizadas, é só continuar a leitura.
Índice
Definindo o Marketing Digital
O Marketing Digital é uma das “evoluções” do Marketing tradicional, essencial para atender às novas necessidades do mercado de consumo, que agora é mais ativo nos seus processos de compra.
E toda essa atividade, que vem principalmente da ampla informação que se pode obter nos dias atuais, é fruto da internet e de todas as tecnologias e equipamentos que permitem o acesso à ela.
Por isso, o desenvolvimento do Marketing Digital se tornou essencial, considerando que o mercado e os consumidores mudaram, trazendo a necessidade de mudar a maneira de se comunicar e vender.
E é bem isso, dentre outras atividades que o Marketing Digital desempenha. Dentre as principais, temos:
- Captar informações do mercado, principalmente as necessidades e desejos dos consumidores, mas também dados deles, além de avaliar itens como a concorrência.
- Promover infoprodutos, produtos e serviços, de maneira que eles cheguem ao real conhecimento do mercado de consumo e possam ser adquiridos.
E embora o Marketing Digital seja um sucesso, muitas empresas atuais falham no seu uso, ou mesmo não usam ele de maneira nenhuma, confiando apenas nas mídias tradicionais para angariar consumidores.
No entanto, a área é essencial para qualquer negócio dos dias atuais, ajudando principalmente na promoção, mas também a conhecer melhor o mercado, além de melhorar as chances de formalizar vendas.
Principais estratégias de Marketing Digital
Agora que você já sabe exatamente o que é o Marketing Digital, vamos ver quais as estratégias mais utilizadas para que ele possa trazer bons resultados a um negócio.
Lembrando que ele acontece principalmente nas chamadas mídias de performance, que são os locais virtuais onde os consumidores estão, e onde as empresas também podem atuar para promover itens e captar dados.
Busca
Nesta modalidade de Marketing Digital, você utiliza anúncios ou postagens orgânicas para que o seu produto ou negócio apareça nas primeiras posições quando um consumidor busca por ele na internet.
Ele é muito feito em locais como o Google e o Yahoo. Mas também aparece e é efetivo nas Redes Sociais, tendo grande potencial de converter um resultado da busca numa venda ou na inclusão do consumidor no Funil de Vendas.
É uma das melhores estratégias de Inbound Marketing, porque atrai um consumidor que geralmente sabe bem o que quer.
Conteúdo
Uma das estratégias de Marketing Digital mais utilizadas para se conectar com diversos tipos de consumidores.
Nesta modalidade, a empresa usa principalmente os Blogs como forma de falar melhor a respeito dos itens que comercializa, agregando informação com a noção de qualidade e profissionalismo que oferece.
Ajuda muito a fazer crescer a confiança do consumidor na empresa, gerando o item conhecido como autoridade, tão importante em qualquer ação de Marketing Digital.
E-mail Marketing
Um dos itens mais desvalorizados do Marketing Digital, mas que possui amplas possibilidades, sendo inclusive uma ótima opção de Inbound Marketing.
Ele precisa de um bom Funil de Vendas para funcionar, além da captação de Leads (dados dos possíveis consumidores).
A partir deles, se organizam maneiras de anunciar diretamente ao público-alvo, enviando e-mails bem trabalhados com as opções de itens.
Redes Sociais
Excelente para fazer crescer a imagem de qualquer tipo de negócio, já que ajuda principalmente a se aproximar cada vez mais dos consumidores.
Locais como o Facebook e o Instagram são as melhores opções, permitindo promover itens de maneira orgânica e paga, mas também se comunicar com o público-alvo, captando dados essenciais para as tomadas de decisão envolvendo o Marketing Digital.
Não existe forma de ignorar o Marketing Digital!
O que significa que se você não está contando com marketing digital, certamente está deixando dinheiro na mesa.
Com o marketing digital você amplia as suas chances de vender e crescer no mercado, gastando muito menos que no Marketing Tradicional e aparecendo para cada vez mais consumidores do Brasil, e até mesmo do mundo!